Saúde
Adolescentes de 12 a 15 anos começam a ser vacinados contra a Covid em Votuporanga
A partir desta terça-feira (24), Votuporanga começa a vacinar os adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidades, deficiência, gestantes ou puérperas
publicado em 24/08/2021
Para receberam a dose do imunizante, esses adolescentes precisam apresentar Atestado Médico Padrão e o Termo de Assentimento assinado pelos pais ou responsáveis (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
A partir desta terça-feira (24), Votuporanga começa a vacinar os adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidades, deficiência, gestantes ou puérperas.
Para receberam a dose do imunizante, esses adolescentes precisam apresentar Atestado Médico Padrão e o Termo de Assentimento assinado pelos pais ou responsáveis. Os modelos dos dois documentos estão disponíveis no site da Prefeitura.
Além desses documentos, eles precisam apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.
Quem quiser colaborar voluntariamente com a campanha "Vacina contra a Fome", pode doar uma caixinha de leite no posto volante de vacinação.
Os postos volantes ficam nos seguintes locais: Assary Clube de Campo, Associação Antialcoólica, polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), Centro de Convivência do Idoso e Capela Santo Expedito.
Faltosos
Mesmo com os plantões de vacinação realizados aos sábados, o número de pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 vem aumentando em Votuporanga e isso tem preocupado as autoridades de saúde.
Para dar mais uma oportunidade de vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde ampliará o horário de atendimento nesta quinta-feira (26) do posto de vacina no Assary, que vai funcionar até as 20h.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a previsão é que Votuporanga receba pouco mais de cinco mil doses de imunizantes nesta semana. Dessas, 624 serão destinadas para primeiras doses e 4.435 serão aplicadas como segundas doses.
Dados
No último plantão, realizado no sábado (21), foram aplicadas 91 primeiras doses e 131 segundas doses. No entanto, de acordo com a última atualização da Prefeitura, na manhã de ontem 1.642 pessoas ainda não voltaram para completar o esquema de imunização. Deste total, 54% tem entre 30 e 39 anos, 12% de 60 a 69; 10% de 50 a 59; 9% de 40 a 49; e outros 11% de pessoas com mais de 70 anos.
É importante destacar que a vacina só apresenta os resultados desejados após 14 dias da data da segunda dose. “Quem tomou a primeira dose e sentiu desconfortos leves, entenda que esses sintomas são passageiros e não devem ser motivo para não tomar a segunda dose”, alertou a secretária da Saúde, Ivonete Félix.
Segundo informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para alcançar a imunidade coletiva e frear a transmissão do vírus, é preciso que cerca de 70% da população complete o ciclo vacinal.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2021/08/adolescentes-de-12-a-15-anos-comecam-a-ser-vacinados-contra-a-covid-em-votuporanga-n68809