Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2021/08/secretaria-da-saude-de-votuporanga-e-notificada-sobre-circulacao-da-variante-delta-da-covid-19-na-regiao-n68822 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Secretaria da Saúde de Votuporanga é notificada sobre circulação da variante Delta da Covid-19 na região
Diante da confirmação, a Prefeitura de Votuporanga reforçou que todos os protocolos sanitários devem ser mantidos e reforçados pela população
A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga foi notificada oficialmente pela Diretoria Regional de Saúde sobre a confirmação de que a variante Delta (B.1.617.2) já circula nos municípios da região. A nova cepa, que tem preocupado os especialistas em saúde de todo o mundo, é mais agressiva e transmissível e tem provocado surtos em alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo.
De acordo com a Prefeitura de Votuporanga, apesar da confirmação, a variante Gamma (P.1), que surgiu em Manaus ainda é predominante. Entre 184 genomas completos, quatro foram classificados como sendo da variante Delta, enquanto 148 foram classificados como sendo da variante Gamma.
Mesmo sem a predominância na região, a principal preocupação em relação à variante Delta é que ela chega num momento em que houve a flexibilização das atividades econômicas. Com uma maior circulação de pessoas nas ruas, se não houver um cuidado especial em relação ao distanciamento e demais medidas sanitárias há o risco de uma nova onda da doença.
“É a primeira vez que a gente achou Delta. Nós temos que esperar um pouquinho, precisamos ver se ela vai se tornar dominante, e se ela se tornar dominante teremos mais uma onda, que se espera que seja menos agressiva do que a última por causa do maior número de vacinados”, afirma Maurício Lacerda Nogueira, virologista da Famerp de Rio Preto. A instituição participou do estudo que identificou a variante na região. Segundo a secretária da Saúde, Ivonete Félix, os protocolos sanitários devem ser mantidos por todos os cidadãos, tendo em vista que a pandemia ainda não acabou.
“Ainda temos pacientes com necessidade de intubação, portanto, desenvolvendo sintomas graves da doença. Por isso, não é hora de esquecermos tudo aquilo que estamos reforçando. O uso da máscara é fundamental para proteção de todos nós. O distanciamento também é de igual importância. Tivemos flexibilização das atividades comerciais e, com isso, devemos redobrar os cuidados e atenção aos protocolos”, completou a secretária.
A análise que identificou a variante na região foi feita de forma aleatória nas cidades de Bady Bassitt, Bálsamo, Catanduva, Cedral, Guapiaçu, Macaubal, Mirassol, Neves Paulista, Nova Aliança, Palestina, Tanabi, Uchoa, Urupês, Valentim Gentil, Votuporanga e São José do Rio Preto. Não há, porém, a indicação de onde os quatro casos da Delta foram registrados.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2021/08/secretaria-da-saude-de-votuporanga-e-notificada-sobre-circulacao-da-variante-delta-da-covid-19-na-regiao-n68822
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco