A unidade móvel de prevenção está estacionada na Praça São Bento e nesta sexta-feira (17) atenderá as mulheres que atuam no comércio local
O exame preventivo ajuda a diagnosticar o câncer de mama, que atualmente está entre os que mais matam as mulheres no Brasil (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Comerciantes e comerciárias têm até esta quinta-feira (16) para agendar na ACV (Associação Comercial de Votuporanga) uma vaga para atendimento na Carreta do Hospital do Amor. A unidade móvel de prevenção está estacionada na Praça São Bento e nesta sexta-feira (17) atenderá exclusivamente as mulheres que atuam no comércio local para exames gratuitos de mamografia e de Papanicolau.
O pedido foi feito pela ACV para beneficiar associadas e colaboradoras deste segmento. “Convidamos a todas as mulheres para que aproveitem esta oportunidade. A carreta está seguindo todas as regras de segurança contra a Covid-19. Esse cuidado constante com exames preventivos pode salvar muitas vidas”, observa o presidente da ACV, Carlos Eduardo Ramalho Matta.
O exame preventivo ajuda a diagnosticar o câncer de mama, que atualmente está entre os que mais matam as mulheres no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, se descoberto precocemente, as chances de cura ficam em torno de 90%. O exame de mama é recomendado para mulheres de 40 a 69 anos e o de papanicolau de 25 a 64 anos.
Para agendar o horário para o dia 17 de setembro, as interessadas devem entrar em contato com a Associação Comercial pelo telefone (17) 3426-4044.
Atendimento
O atendimento, na sexta, será exclusivo para comerciantes e comerciárias, mas até novembro todas as mulheres votuporanguenses poderão passar pelos exames de mamografia (acima de 40 anos de idade) e de papanicolau (acima de 25 anos) na Carreta do Hospital do Amor. Antes, porém, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima e agendar o exame.
Por conta da pandemia, a equipe estipulou que as mulheres só serão examinadas na carreta mediante agendamento prévio, que pode ser realizado em qualquer unidade de saúde do município. A ideia é evitar filas e aglomeração.
O atendimento está organizado assim: de segunda, terça, quinta e sexta-feira, começa às 8h e termina às 17h; nas quartas-feiras, começa às 8h e vai até as 20h. Essa é a faixa de horário pensada para as mulheres que não podem realizar o exame durante o horário comercial.
'Itinerário' da carreta do Hospital do Amor:
8/9 a 17/9 – São Bento;
20/9 a 24/9 – Parque da Cultura;
27/9 a 30/9 – Associação Antialcoólica;
03/11 a 10/11 – Associação Antialcoólica;
11/11 a 23/11 – São João.