Na primeira semana do “Programa Mais Saúde”, em que 133 tinham sido agendados, 74 pessoas faltaram, segundo um levantamento feito pelo jornal A Cidade junto à Prefeitura
O ‘Programa Mais Saúde’ foi lançado no dia 15; dos 133 exames agendados para a primeira semana, 74 pessoas faltaram (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Na primeira semana do “Programa Mais Saúde”, em que 133 tinham sido agendados, 74 pessoas faltaram, segundo um levantamento feito pelo jornal
A Cidade junto à Prefeitura. O índice de absenteísmo, portanto, ficou em 55%.
O programa, lançado no dia 15 deste mês, visa eliminar a demanda reprimida de exames por imagens no município e está sendo realizado graças a um recurso de R$ 500 mil conquistado por intermédio do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari (PSDB).
No total, o programa prevê a realização de 5.194 exames (2.350 ultrassonografias, 1.807 raios-x, 957 endoscopias e 80 colonoscopias). Desses, 59 pessoas – entre os 133 agendados inicialmente – compareceram de fato.
Exames
A secretária da Saúde, Ivonete Félix, explicou que essas pessoas estão sendo contatadas pelas equipes dos Consultórios Municipais com o agendamento da data para realização dos exames. “Esses exames não eram considerados urgentes, mas são importantes para finalizar um diagnóstico e iniciar o tratamento”, acrescentou Ivonete.
No dia do lançamento do programa, o prefeito Jorge Seba (PSDB) contou que sua equipe recebeu com inconformismo a informação eu existiam exames represados da rede pública de saúde.
“O município está pagando uma dívida social com seus moradores, que pode parecer simples para alguns, mas para outros pode significar a diferença em descobrir uma doença e iniciar com urgência o tratamento”, disse Seba.