A Diretoria de Ensino de Votuporanga foi a que registrou o menor número de casos de Covid na região entre janeiro e agosto deste ano
Entre fevereiro e agosto deste ano, 22 casos de Covid foram registrados nas escolas das redes pública e privada de Votuporanga (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Em Votuporanga, 22 casos de Covid-19 foram confirmados em escolas, considerando as redes pública e privada. Desses, apenas um foi diagnosticado em aluno, enquanto os demais 21 foram em servidores. É o que consta no banco de dados da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que abrangem de fevereiro a agosto deste ano.
Os dados da Pasta também mostram que considerando as diretorias de ensino da região, a Diretoria de Ensino de Votuporanga, que abrange 14 municípios, foi a que apresentou o menor número de casos diagnosticados da doença. No período analisado, foram 68 casos.
Até a tarde de terça-feira (26), porém, ainda não constavam as informações de setembro e outubro - quando a presença dos alunos nas escolas voltou a ser obrigatória – no banco de dados do governo estadual.
Preparo
Quando o governo estadual anunciou a volta da obrigatoriedade da presença dos alunos nas escolas, neste mês, o jornal
A Cidade conversou com a supervisora de ensino Márcia Suzana Pinto Zoccal, que, na época, respondia interinamente pela Diretoria Regional de Ensino, sobre a retomada presencial.
“Nossas escolas já estão equipadas, já possuem os insumos e todo o material de segurança, tem recursos financeiros para adquirir os materiais necessários e os protocolos necessários para monitorar todas essas questões. Mas fico tranquila, pois nossas escolas foram muito bem cuidadas, nossos alunos já estão pelo menos com a primeira dose da vacina e o Estado também já avançou na vacinação”, disse Márcia.
O mesmo nível de preparo foi relatado, também em entrevista ao jornal, pelo secretário municipal de Educação, Ederson Marcelo Batista, quando questionado, em agosto, sobre a primeira semana de aulas presenciais na rede do município.
Na época, Batista também ressaltou que, apesar dos trabalhos da Pasta e das unidades escolares voltados a proteger os alunos contra o coronavírus, eles (e as famílias) também deviam ser responsáveis e respeitar as medidas de segurança já conhecidas, por exemplo, usar máscara quando sair de casa, higienizar as mãos com álcool em gel e/ou sabão e respeitar o distanciamento social.
“A gente tem conversado muito com as crianças [sobre os cuidados contra a Covid]. A gente tem feito uma hora, todas as manhãs, de conversa com relação à proteção, cuidados, falando muito com eles em relação à chegada em casa, que os cuidados continuam”, contou o secretário.
Outras cidades
Na maioria das outras 13 cidades administradas pela Diretoria de Ensino de Votuporanga, os números foram menores, já que os municípios em si também são menores.
Em Valentim Gentil, por exemplo, apenas um caso foi confirmado (no caso, em um aluno, no começo do ano), assim como em Parisi, Paulo de Faria e Pontes Gestal.
Já em Américo de Campos e Cosmorama, três casos foram confirmados (um aluno e dois servidores), enquanto em Nhandeara foi o triplo (três alunos e seis servidores).
A cidade cujo número de casos confirmados de Covid em escolas chegou mais perto ao de Votuporanga foi Macaubal. Mas por lá, foram 14 casos confirmados (nove alunos e cinco servidores).
Na região
A região de Rio Preto registrou 505 casos de coronavírus nas escolas desde janeiro, de acordo com os dados da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Os dados apontam que na Diretoria de Ensino de Rio Preto, que abrange 12 cidades, de janeiro até 22 de outubro foram registrados 164 casos de coronavírus nas escolas – 102 em servidores, 55 em alunos e sete em profissionais terceirizados.
Diferente de Rio Preto, os dados das Diretorias de Ensino de Catanduva, José Bonifácio e Fernandópolis correspondem ao período de janeiro a setembro de 2021.
Na Diretoria de Ensino de José Bonifácio, foram 102 casos confirmados, sendo 35 alunos, 65 servidores e 2 profissionais terceirizados. Em Catanduva, foram 99 (43 alunos, 52 servidores e quatro profissionais terceirizados). Na Diretoria de Ensino de Fernandópolis, foram 73 casos positivos (32 alunos, 38 servidores e 3 profissionais terceirizados). O levantamento também considerou os 68 casos registrados pela Diretoria de Ensino de Votuporanga.