O atendimento será feito exclusivamente no posto volante montado no Assary Clube de Campo
Os quase 10 mil votuporanguenses que esqueceram de tomar a segunda dose da vacina terão mais uma chance (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria da Saúde de Votuporanga programou para este sábado (6), das 8h até às 16h, mais um plantão de vacinação contra a Covid-19. A medida visa alcançar os quase 10 mil votuporanguenses que estão atrasados para tomar a segunda dose do imunizante. O atendimento será feito exclusivamente no posto volante montado no Assary Clube de Campo.
Levantamento exclusivo do
A Cidade revela que os jovens, de 20 a 29 anos, são os que “se esqueceram” de voltar aos postos volantes para completar o ciclo de imunização. Só nesta faixa de idade são 3.153 pessoas ainda suscetíveis à forma grave da doença. Logo na sequência vem os adolescentes, de 12 a 17 anos (2.405 pessoas), adultos de 30 a 39 anos (1.507), e jovens, de 18 a 19 anos (1.278).
Os idosos, por sua vez, estão mais atentos as datas em suas carteirinhas de vacinação. De acordo com a Secretaria da saúde, apenas dois votuporanguenses com mais de 90 anos não voltaram para completar o ciclo vacinal. De 80 a 89 anos, apenas 22 ainda não voltaram e de 70 a 79, são 63.
Mais públicos
Além dos “esquecidos” podem se vacinar também os adolescentes de 12 a 17 anos, incluindo gestantes e puérperas, que perderam o prazo e não se vacinaram com a primeira dose do esquema vacinal. Para serem vacinados, os adolescentes devem levar os documentos pessoais, comprovante de residência e Termo de Assentimento assinados pelos pais ou responsáveis.
Adultos com 18 anos ou mais que perderam o prazo de se imunizar anteriormente também podem aproveitar o plantão de hoje, assim como será aplicada a terceira dose, quem tem 60 anos ou mais e profissionais da saúde, ambos com a segunda dose aplicada há, pelo menos, seis meses; e pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias.
Pessoas que irão viajar ao exterior poderão antecipar a segunda dose ou tomar a terceira dose desde que comprovem no ato da vacinação o agendamento da referida viagem, com apresentação da emissão da passagem por transporte aéreo, terrestre ou portuário.
Desta forma, quem tomou as duas doses da Coronavac e vai viajar para o exterior poderá receber uma terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino. Neste caso, o intervalo mínimo entre a segunda e a terceira dose deve ser de 28 dias.
Para aqueles que irão viajar e que não concluíram o esquema com as duas doses, poderão tomar a segunda dose com prazo antecipado que varia de acordo com a marca do imunizante. Sendo assim, quem tomou Pfizer, pode receber a segunda dose com 21 dias em qualquer faixa etária, inclusive adolescentes. E quem tomou Astrazeneca pode antecipar a segunda dose com 28 dias, mesmo prazo mantido entre as duas doses da Coronavac.