Em homenagem ao Dia Mundial da Luta contra a Aids, o SAE (Serviço de Assistência Especializada) de Votuporanga vai atender em esquema de plantão, até as 20h, oferecendo gratuitamente o serviço de testagem rápida de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)
O SAE vai atender em esquema de plantão, até as 20h, oferecendo gratuitamente o serviço de testagem rápida de ISTs (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Esta quarta-feira (1º) é o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Em homenagem a este dia, o SAE (Serviço de Assistência Especializada) de Votuporanga vai atender em esquema de plantão, até as 20h, oferecendo gratuitamente o serviço de testagem rápida de doenças que ocasionam as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como, por exemplo, HIV e sífilis. O local fica na rua Minas Gerais, nº1850, no bairro São João.
Na segunda-feira que vem (6), também haverá testagem rápida de ISTs, só que no Campus Centro da Unifev, das 18h às 22h, graças a uma parceria entre a Prefeitura e a instituição. O campus fica na rua Pernambuco, nº4.196.
A ação faz parte da 14ª edição da campanha “Fique Sabendo”, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde até dia 7 de dezembro, que busca alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, conscientizando e incentivando a prevenção contra ISTs. A campanha está relacionada ao “Dezembro Vermelho”, que busca conscientizar sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
‘Fique Sabendo’
Com a ação preventiva da campanha, serão realizados gratuitamente, sob agendamento, nos consultórios municipais e no SAE, testes rápidos para ISTs, com intuito de ampliar o número de pessoas a conhecerem sua condição sorológica, pois, há muitas que, segundo a Pasta, são portadoras do vírus do HIV ou que estão com sífilis e não têm conhecimento.
A testagem, ainda conforme a Secretaria da Saúde, é a porta de entrada para cuidados contínuos de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV e, no caso da sífilis, o procedimento oportuniza o diagnóstico e tratamento dessa doença que muitas vezes não manifesta sintomas, agindo de maneira silenciosa.
O serviço de testagem rápida também é realizado durante a semana nos consultórios municipais, sob agendamento prévio, e no SAE, entre 7h e 11h e das 13h até 15h30, também com agendamento.
Casos
Votuporanga registrou mais 14 casos de Aids até o momento, em 2021. Com os novos casos, o município chegou ao total de 413 soropositivos em acompanhamento pelo SAE.
Estatísticas do SAE sobre pacientes soropositivos apontam que em 2020 foram registrados 39 casos, sendo 23 de Votuporanga e 16 de outros municípios. Este ano, até o momento, o número total é de 22 pessoas, onde 14 pertencem ao município e oito são de demais cidades.
O total de pacientes que fazem uso de medicação antirretroviral, somam 692, sendo 413 pertencentes a Votuporanga.