Passado o período de contágio e sem apresentar complicações causadas pela doença, o votuporanguense encerrou o seu tratamento
Paciente seguiu isolado até o fim do período de contágio e agora recebeu alta médica; nenhum de seus familiares foi infectado (Foto: A Cidade)
Da redação
Já está em casa e recuperado, segundo a Secretaria da Saúde, o votuporanguense de 51 anos que foi internado após testar positivo para Covid-19 e ser isolado por estar com suspeita de infecção pela variante ômicron. Passado o período de contágio e sem apresentar complicações causadas pela doença, ele recebeu alta e entrou para a lista de 17.440 moradores da cidade que venceram o coronavírus.
O homem foi internado na semana passada em uma ala isolada do Hospital da Unimed de Votuporanga, assim como ocorre com todos os pacientes suspeitos ou positivos para Covid-19. Na ocasião foi solicitada a realização de sequenciamento genético da amostra do exame por conta de seu histórico de viagem ao exterior.
A amostra coletada foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório referência da região, mas não foi possível identificar a variante pela qual ele foi infectado, pois a amostra não atendeu aos critérios mínimos estabelecidos de carga viral para realização do sequenciamento genético.
O paciente, então, foi submetido ao protocolo padrão do Ministério da Saúde, ou seja, isolamento dele e dos contatos familiares e acompanhamento/tratamento dos sintomas. De acordo com a Secretaria da Saúde, todos os familiares que mantiveram contato com ele foram submetidos a exame e nenhum testou positivo para Covid-19.
Região
A Prefeitura de Mirassol confirmou, na quarta-feira (22), o primeiro caso variante ômicron na região. De acordo com o Departamento Municipal de Saúde a paciente é uma mulher de 42 anos que foi infectada pelo vírus em Goiânia (GO).
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde de Mirassol, Frank Hulder de Oliveira a pessoa já superou o período de contágio, mesmo assim ela e seus familiares deverão permanecer em isolamento domiciliar por um período de 10 dias.
"O DMS continua orientando no reforço das medidas preventivas como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos, o uso correto de máscaras, a ventilação natural de ambientes e o isolamento de casos suspeitos e confirmados e seus contatos", disse o diretor em nota divulgada pela Prefeitura.
Ainda segundo Frank, a Vigilância Epidemiológica do município está monitorando sistematicamente a família de três a quatro vezes ao dia. Na quarta, não foi registrado nenhum caso novo de Covid-19 em Mirassol, conforme boletim divulgado pela Prefeitura.
Com isso, o município contabiliza 43.193 notificações, 10.441 casos confirmados (positivos), 29.688 negativos, 10.149 recuperados, uma pessoa em recuperação domiciliar e 289 óbitos.
Atualmente, dois pacientes do município estão internados em São José do Rio Preto, sendo um monitorado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Austa e outro monitorado no HB.