A Secretária da Saúde, Ivonete Félix, esteve ontem na Cidade FM e pediu para que as pessoas evitem aglomerações, principalmente crianças
Ivonete Félix esteve nos estúdios da Cidade FM e fez um apelo para que pais mantenham os cuidados com seus filhos em relação à gripe (Foto: A Cidade)
Da redação
O surto de gripe que já assola as principais capitais brasileiras e lotou as enfermarias e UTIs (Unidades de Terapia Intensivas) do HCM (Hospital da Criança e Maternidade) de Rio Preto, também já preocupa Votuporanga. Na segunda-feira (27), a secretária municipal da Saúde, Ivonete Felix, esteve nos estúdios da
Cidade FM e fez um apelo para que as pessoas mantenham os cuidados sanitários, principalmente com as crianças.
Segundo a secretária, os casos de síndromes gripais cresceram muito nos últimos dois meses e a principal preocupação é a sobrecarga do sistema de saúde que, além dos casos de gripe, também atende pacientes com Covid e dengue, que possuem os primeiros sintomas semelhantes.
“Depois da Covid nós tivemos um período redução nos atendimentos e, agora, nós voltamos a ter uma grande procura de pessoas com sintomas gripais. Só que o que confunde muito, e temos que pensar em todas as situações, já que ainda estamos em um período de pandemia, é levantarmos a suspeita também para Covid, pois no princípio os sintomas se confundem muito, que é a febre, dor no corpo, que também são os primeiros sintomas da dengue. Então estamos vivendo um momento de congestionamento dos serviços de saúde”, disse a secretária.
Apesar disso, segundo Ivonete, ainda não houve nenhuma notificação de pessoas com características para a H3N2 (variante da gripe que provocou o surto em outras cidades).
“A grande preocupação hoje são as crianças, pois elas, nesse contexto de dengue, Covid e gripe, estão muito expostas. Elas ficaram um período longo afastadas da grande movimentação da escola, retornaram e então você volta essa movimentação e as crianças acabam sendo as mais prejudicadas nesse momento. A nossa referência de UTI pediátrica é o HCM de Rio Preto e eles estão com as enfermarias e a UTI lotadas”, alertou Ivonete.
A secretária explicou ainda que o vírus da gripe em idosos, pessoas imunossuprimidas e em crianças tem mais chance de evoluir para uma forma mais grave, que são as pneumonias, bronquites, etc, que podem causar agravamentos.
“O nosso apelo hoje é para que as pessoas cuidem de suas crianças, evitem lugares de aglomerações, lugares fechados, o cuidado com o uso correto da máscara, higienização das mãos, o álcool em gel, evitar esse contato de abraços e beijos de familiares que não são da rotina, principalmente nesse período de festas”, complementou.
Ivonete Félix ainda fez um apelo para que os pais se atentem à caderneta de vacinação de seus filhos, pois nesse período de pandemia, muitos ficaram preocupados com a Covid e acabaram “se esquecendo” de atualizar as vacinas já disponíveis na rede pública, inclusive da própria gripe.