A última semana epidemiológica foi a primeira de 2022 em que o total de casos novos de Covid foi menor que o registrado na semana anterior
Dados dos Boletins Epidemiológicos, compilados pelo A Cidade, mostram que a nova onda de Covid começou a desacelerar em Votuporanga (Imagem: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A nova onda de casos de Covid, causada, principalmente, pela variante Ômicron do coronavírus, começou a desacelerar em Votuporanga. É o que revela um levantamento feito pelo jornal
A Cidade junto aos dados dos Boletins Epidemiológicos, divulgados diariamente pela Prefeitura.
A última semana epidemiológica, entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro, foi a primeira deste ano em que o total de casos novos de Covid foi menor do que o registrado na semana anterior. De acordo com os dados, 1.276 casos novos foram registrados no município na última semana, enquanto na anterior esse total foi de 1.346.
"Sabemos que a tendência, realmente, é diminuir o número de casos positivos. Sempre que temos um pico, logo em seguida o número começa a reduzir, mas não podemos baixar a guarda. Precisamos manter os nossos cuidados de higienização e uso de máscara, além de manter a vacinação em dia", disse a secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix.
Novos casos
Na primeira semana epidemiológica deste ano, entre os dias 1º e 07 de janeiro, Votuporanga teve 694 casos de Covid. Já na semana seguinte, o total saltou para 729 diagnósticos positivos.
Depois, entre os dias 15 e 21 de janeiro, o município registrou um total de 1.228 casos da doença. O salto de 499 casos (68,4%), em comparação à semana anterior, foi o maior registrado neste ano, até o momento.
Na semana seguinte, entre os dias 22 e 28 de janeiro, Votuporanga teve 1.346 novos registros de Covid. Este foi o pico, até o momento, da nova onda de Covid no município, segundo os dados dos Boletins Epidemiológicos.
Mortes
Já os totais de mortes causadas pela doença, em contrapartida, têm se mantido estáveis, considerando as semanas epidemiológicas em Votuporanga. Isso porque entre os dias 08 e 28 de janeiro – isto é, um período de três semanas – o município registrou duas mortes por semana.
Já na primeira e na última semana epidemiológica deste ano, não constaram novas mortes causadas por Covid nos Boletins Epidemiológicos.