A secretaria municipal da Saúde de Votuporanga anunciou uma reformulação no sistema de saúde em relação aos casos de Covid
A partir da próxima segunda-feira (21), a UPA 24 horas também voltará a receber a demanda de atendimento de urgência e emergência (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
A secretaria municipal da Saúde de Votuporanga anunciou, na terça-feira (15), uma reformulação no sistema de saúde do município em relação aos casos de Covid-19. A medida foi adotada após ser constatada uma redução de 44% nos atendimentos de pessoas com sintomas gripais.
As mudanças, segundo a pasta, vinham sendo estudadas com base em análises periódicas. Com a melhora nos índices, os serviços da Unidade de Saúde da Família "Carmem Martin Maria Morettin", no bairro Paineiras, serão retomadas para a rotina de USF, e não mais com atendimento exclusivo para síndromes gripais. Desta forma, durante essa semana, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) fica sendo a unidade voltada para receber essas pessoas.
A partir da próxima segunda-feira (21), a UPA 24 horas também voltará a receber a demanda de atendimento de urgência e emergência assim como o Hospital do Pozzobon. Pessoas com sintomas gripais também poderão buscar atendimento em qualquer Unidade Básica de Saúde, voltando, portanto, à rotina normal.
Segundo a secretária da Saúde, Ivonete Félix, assim que essa redução de atendimento de pessoas com sintomas gripais foi observada pelos relatórios, a Pasta já começou a reorganizar os serviços das unidades.
“Como estávamos com a demanda de urgência e emergência somente no Hospital do Pozzobon e a UPA estava com baixa demanda, alguns pacientes já passaram a ser remanejados para a UPA, cumprindo com todos os protocolos de biossegurança, e, a partir de segunda-feira, voltaremos os serviços de urgência e emergência para as duas unidades”, disse.
Vacinação
Os postos de vacinação contra a Covid-19 também serão modificados a partir de segunda-feira (21). Crianças de 5 a 11 anos passam a ser vacinadas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas seguintes unidades: Policlínica Municipal “Dr. Alberto Carlos Pesciotto” (ao lado da Secretaria da Saúde); Consultório Municipal “Dr. Jonas Pires Correa”, no Pozzobon; Consultório Municipal “Dr. Oswaldo da Cruz de Oliveira Junior”, na Cecap II; e Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, no São João.
A população com 12 anos ou mais poderá ser vacinada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas unidades: Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, no Colinas; Consultório Municipal “Dr. João Carlos Botelho de Miranda”, no Carobeiras; Consultório Municipal “Dr. Ruy Pedroso”, no Palmeiras; e Consultório Municipal “Carmem Martin Maria Morettin”, no Paineiras. O Assary continuará vacinando este público acima de 12 anos de segunda a sexta-feira, no entanto, entre 8h e 15h. Portanto, a vacinação na Capela Santo Expedito, no Colinas, será suspensa a partir de segunda-feira (21).
Plantão
Por falar em vacinação, nesta quarta-feira (16) haverá plantão para todos os públicos no Assary Clube de Campo, até as 20h. Crianças a partir de cinco anos poderão receber a primeira dose das 16h até às 20h, enquanto para os demais públicos as doses serão aplicadas durante todo o dia.