Vítima que constou no boletim desta quarta-feira (09) foi a senhora Wilma Santiago, como antecipado pelo A Cidade; professor Paulo Rugno foi outra vítima, mas não constou no informe
A senhora Wilma Santiago foi a vítima da Covid que constou no boletim; o falecimento do professor Paulo Rugno, também pela doença, não constou (Fotos: Arquivo pessoal)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Mais 102 casos de Covid-19 constaram no Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (09) pela Prefeitura de Votuporanga. O informe também trouxe mais uma morte causada pela doença.
A vítima foi a senhora Wilma Correa Santiago, de 68 anos, como antecipado pelo jornal
A Cidade na terça-feira (08). Ela morava no bairro Vila América, era viúva do senhor Oscar Santiago e estava internada no HB (Hospital de Base), em São José do Rio Preto. Dona Wilma deixa os filhos Marco, Marcio e Mário, além dos demais familiares e amigos. Seu corpo foi sepultado às 17h terça, no Cemitério Municipal de Votuporanga.
O professor Paulo Amaury Cappellano Rugno, de 74 anos, também foi uma vítima da Covid, conforme apurou o
A Cidade, mas seu falecimento não constou no boletim. O educador, que por anos atuou no Colégio Piconzé, também estava internado no HB. Ele morava no bairro Patrimônio Novo e deixa a esposa Marlene Alves Rugno, os filhos Amaury Alves Rugno e Renata Alves Rugno, além dos netos Amaury Jr, Juliana, Ricardo e Rafaela e os demais familiares e amigos. Seu corpo foi velado no Velório da Sagrado Coração e o sepultamento também ocorreu às 17h de terça, no Cemitério Municipal.
Agora, Votuporanga totaliza 477 mortes causadas pela Covid desde o início da pandemia e 25.774 casos diagnosticados, segundo o informe. Os dados também mostram que o município está com 964 casos ativos da doença.
Hospitalizados e casos suspeitos
No boletim, também constou que o número de moradores do município que estão com Covid e internados caiu para 12, dos quais nove estão em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Na Ala Covid da Santa Casa, cinco pessoas estão internadas na UTI; uma está com a doença e isolada no pronto socorro, aguardando vaga; cinco pacientes estão confirmados e internados na enfermaria e três pessoas tiveram alta.
Já no município, em geral, os dados do informe da Prefeitura mostram que 3.419 votuporanguenses estão com suspeita de Covid-19 e aguardam os resultados dos testes e outros 1.736 estão com sintomas não graves da doença e, por isso, permanecem em monitoramento domiciliar.
‘Vacinômetro’
Segundo o “vacinômetro”, o município aplicou mais 314 doses do imunizante contra a Covid-19. Dessas, 69 foram primeiras doses; 16 foram segundas doses; e 229 foram terceiras doses.
Agora, Votuporanga totaliza 209.511 doses aplicadas: 86.318 primeiras doses; 81.021 segundas doses; e 42.172 terceiras doses.