Túnel do Tempo 12/04/2015

1154
publicado em 12/04/2015
Confira algumas fotos que marcaram época
  • Neste jogo, realizado em 1989, no Estádio Plínio Marin, os jogadores dos dois times foram alertados antes da partida: É proibido xingar o juiz para não confundir o árbitro com a ilustre figura do magistrado. Afinal, dois deles estavam em campo de chuteira e defendendo a camisa do clube da Justiça. Os dr. Jorge Canil (titular da 1ª Vara) e Antonio Carlos Francisco (na época titular da 3ª Vara) jogaram também naquela memorável partida. Veja na formação da equipe da Justiça, da esquerda para a direita, de pé: Oscar Franco, dr. Marinho, dr. Gésus Grecco, dr. Mário Lúcio Gavério, dr. José Pires, Álvaro Bonifácio, José Antonio, Lampião (in memoriam), o Juiz Jorge Canil e Nei Enside. Agachados: Edir, dr. José Antonio Costa, dr. André Herrera, dr. Milton dos Santos, Luiz “Torrinha”, dr. Celso Veiga, Lupércio Bazaglia, Ti e o Juiz Antonio Carlos Francisco.
  • Faleceu em São Paulo, no último dia  25 de março, aos 95 anos de idade, o decano dos fotógrafos votuporan-guenses TAKEO SATO. Pelas lentes da sua máquina fotográfica passaram os acontecimentos marcantes dos anos dourados da história de Votuporanga.
Takeo Sato, procedente do Japão, desembarcou no Brasil em 1933. Adotou Votuporanga como a sua terra para trabalhar e constituir família em 1940. Foi um dos primeiros fotógrafos profissional da cidade fundada em 1937.
 Takeo montou, com seus irmãos, o conhecido FOTO VOTUPORANGA, na rua Amazonas, no centro da cidade. Respeitado como profissional da arte fotográfica, era sempre o mais requisitado para colher fotos de eventos sociais e políticos. Takeo cobriu com a sua câmera todas as conquistas de progresso da cidade: a primeira Prefeitura, o primeiro palmo de asfalto, a chegada dos trilhos da estrada de ferro, desfiles memoráveis pela rua Amazonas e visita de autoridades importantes. Ele fez o registro fotográfico da nossa história dos anos 40 a 80. Revelou os filmes que registraram o nosso progresso.
A notícia da sua morte consternou muitos amigos. Deixa o filho Mauro Sato e dois netos. Em Votuporanga está o seu irmão Ikuro Sato (pai da Mary Sato) e a irmã Tamiko Sato Nakabashi (mãe do Fernando, Eunice, Júlio, Hélio e Ciro – os sobrinhos de Takeu). São poucas as fotos que aparecem o Takeu; ele estava sempre na retaguarda, atrás da máquina, selecionando os melhores ângulos, colhendo as melhores imagens. Ele fez da fotografia a sua obra de arte.
A foto que ilustra a nossa coluna é do arquivo pessoal da família Sato/Nakabashi e nos foi cedida por Julio Nakabashi (o Saponga) com os dados levantados pelo nosso colaborador Dagoberto Mira Alves (Dago).
  • O saudoso senador e governador de SP, Orestes Quércia, tinha forte ligação com o diretório do PMDB de Votuporanga. Nesta foto, o registro de uma das suas visitas. A partir da esquerda aparecem o então vereador Osório Casado, Quércia (de pé), o prefeito Mário Pozzobon, o vice Rames Cury e o prof. Iris Barbieri, uma das lideranças que concorreu a deputado estadual. A foto é do arquivo do jornal A Cidade.
© 2024 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual