Agricultores irão montar seu estatuto e trocarão experiências com uma associação da região
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Os produtores rurais de Votuporanga e região irão se reunir hoje às 14 horas no auditório da Casa da Agricultura para a criação de uma associação ou cooperativa de seringueira a nível regional. Na ocasião, eles irão definir o estatuto e regras gerais. Além dos agricultores, estará presente integrantes da Aprobon (Associação dos Produtores de Borracha Natural de Santana da Ponte Pensa).
O chefe da Casa da Agricultura, Ricardo Gomes, explicou a diferença entre cooperativa e associação. "A segunda tem um número menor de participantes e visa o desenvolvimento local. Já as cooperativas estão mais voltadas para a comercialização. Creio que os produtores estão procurando mais uma entidade para este objetivo, de agregar valores ao produto", disse.
Ricardo afirmou ainda que as metas dos agricultores são melhorar o preço, inclusive no mercado futuro e criar uma usina de produtos de borracha para triplicar recursos. "Eles poderão também verbas dos governos municipal, estadual e federal", emendou.
A procura, de acordo com ele, está grande, inclusive em outras cidades."A região possui 1 milhão de pés de seringueira, sendo que 600 mil em produção. Segundo o Lupa (Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária) de 2008, somente em Votuporanga são 115 propriedades com a cultura" , destacou.
O chefe da Casa da Agricultura também disse que o número pode crescer por conta do crédito especial do Banco do Brasil para os hevicultores. "Eles poderão aplicar para aumentar a produtividade com mais qualidade e as árvores sendo aproveitadas com sustentabilidade",enfatizou.
O Brasil desponta como o país com maior potencial no panorama mundial para atender a demanda crescente, principalmente dos países em desenvolvimento como a Índia e a China, que apresentam ritmos de crescimento acelerado. São José do Rio Preto destaca-se como a principal região, seguida pelos EDRs de General Salgado, Barretos, Votuporanga, Jales e Tupã. A renda bruta na agricultura do Estado de São Paulo em 2008 foi de R$38,5 bilhões.
A seringueira é uma espécie que pode ser explorada comercialmente desde o momento em que entra em produção até o final do seu ciclo de vida, que pode durar até 50 anos. A estimativa de renda com a exploração de um seringal de um hectare é de R$ 800 mensais,aproximadamente. O corte para a sangria é feito a cada quatro dias. Cada árvore produz 1 quilo de látex por corte. A sangria pode ser feita o ano todo, exceto no mês de julho, quando as árvores perdem as folhas.