Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Um novo levantamento de dados do Brasil teve início ontem. Ao longo desta semana e pelos próximos três meses, 191.972 recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) percorrerão os 8.514.876,599 quilômetros do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros. Em Votuporanga, os 86 recenseadores comandados por 12 supervisores começaram a percorrer os 111 setores da cidade.
A grande novidade para este ano é que o Censo será sem papel. O técnico administrativo do IBGE de Votuporanga, Luiz Carlos Roveda, acredita que com o uso de smarthphones para a coleta de dados, o processo será mais rápido. "Agora é tudo informatizado, com computador de mão", afirmou. Os equipamentos foram adaptados diretamente na fábrica, com a desativação das funções de telefonia e de acesso à Internet. Também foram contratados 60 mil pen drives - 40 mil de 2G e 20 mil de 16 GB para serem entregues aos recenseadores, supervisores e funcionários voltados para o censo 2010.
A recepcionista Ducelina David foi uma das pessoas entrevistadas ontem. Para ela, a análise é importante para o país e por isso, fez questão de recepcionar a equipe do IBGE. Na varanda da casa da dona Ducelina, foram respondidas aproximadamente 20 perguntas relacionadas à disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, a existência de registro de nascimento para as crianças de até dez anos, o curso de especialização de nível superior, o recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho, entre outras.
A supervisora de recenseadores, Danielle Bigai Kachi, explicou que há dois tipos de questionários: um de amostra, que contém 70 questões e outro básico, de apenas 20. "O sistema é que seleciona qual deles o morador irá responder. Mas em média, para cada 10 respostas, um é para a amostra", disse.
Ela destacou que é obrigatório o preenchimento do Censo. "Existe uma lei que ampara o trabalho do IBGE, que é a 5.534, que dispõe da obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas. Da mesma maneira, também há uma lei que exige o nosso sigilo", emendou.
Danielle orientou à população com relação ao serviço dos recenseadores. "É imprescindível que estejam de crachá e boné. Em caso de dúvida, deve-se pedir o RG e ligar para a nossa agência no telefone 3421-0131", afirmou.
Cada contratado pelo Instituto irá visitar 300 domicílios em média, fora os estabelecimentos comerciais. "Duas vezes por semana eles descarregam as informações do Censo para o sistema. O computador de mão é mais ágil do que o tradicional papel", concluiu.
O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000. O primeiro
resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo.