Estimativa é de Renato Martins, justificando que estabelecimentos contrataram mais funcionários neste ano em relação a 2011 e vinda do Proença
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O setor supermercadista contratou mais de 26 mil profissionais em outubro deste ano, com um saldo mensal maior do que três mil, conforme divulgado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados).
As contratações somente aumentam, conforme dados da entidade. Na região de Rio Preto, foram 14.993 empregos em 2011; em Votuporanga, foram 1.099 no mesmo ano. A estimativa é que 2012 seja fechado com, aproximadamente, duas mil vagas de trabalho preenchidas, já que os supermercados de Votuporanga contrataram mais funcionários para atender a demanda de final de ano, ou chamaram mais pessoas para trabalhar devido a aposentadoria de antigos colaboradores. Com a vinda do Supermercado Proença, mais 200 empregos diretos foram gerados. O balanço deste ano no setor deve ser divulgado em 2013.
O diretor regional da Apas, Renato Martins, considera que a vinda de um novo supermercado a Votuporanga significa um grande investimento do setor. ?Um concorrente já é um investimento, pois gera empregos, uma nova opção ao consumidor, enfim, só tem a acrescentar?, falou.
Martins aponta que o crescimento registrado se deve ao poder de compra do brasileiro. ?Consequentemente ele tem sido remunerado de maneira melhor e com isso, tem investido em alimentação e em demais produtos oferecidos nos supermercados?, avalia.
Estabelecimentos
Na região, no ano passado, a Apas contabilizou 1.313 estabelecimentos do ramo (na maioria, comércio atacadista de produtos alimentícios em geral). Em Votuporanga, também está sendo registrado crescimento. Enquanto que em 2009 eram 62 estabelecimentos do respectivo setor, em 2010 foram 65 e neste ano, 68.
Faturamento
O setor supermercadista da região de São José do Rio Preto tem um faturamento projetado para 2012 na ordem de R$ 2,2 bilhões, valor superior ao verificado em 2011, que é estimado em R$ 2,05 bilhões, crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior. A região apresenta crescimento acima da média do estado, em decorrência do aumento do emprego e da renda nestas regiões, que impulsiona o poder de compra da população, que se traduz em aumento do consumo.