Neste ano será comemorada em 5 de abril destinam este período denominado de Quaresma, para fazer intenções e orações
A cor litúrgica lembrada no Tempo da Quaresma é o roxo
Isabela Jardinetti
Os católicos, desde a Quarta-feira de Cinzas até a Páscoa, que neste ano será comemorada em 5 de abril, destinam este período, denominado de Quaresma, para fazer intenções e orações. De acordo com o padre Gilmar Margotto, responsável pela Igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz), a Quaresma é um tempo muito forte para a igreja católica, especialmente porque é uma preparação para a Páscoa.
“A Páscoa é a maior festa celebrada pelo cristianismo, então é de suma importância este período que antecede para vivermos bem ele. A Quaresma é marcada pelas orações e pelo amor de Deus”.
A igreja da Matriz terá uma programação especial para este período. “Na Quarta-feira de Cinzas teremos duas missas, uma às 15h e outra às 19h30. Já no dia 5 de março teremos uma noite dedicada para as confissões, onde outros padres virão até a paróquia para atendermos a todos a partir das 19h30. Já no dia 8 de março teremos uma retiro espiritual para a Quaresma”, disse o padre Gilmar.
Significado
Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Sábado de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa, são 46 dias, da quarta-feira de Cinzas ao sábado ou 40 dias sem contar os domingos. Durante os quarenta dias os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.