A construção teve início em maio do ano passado, mas parou na fundação, início da construção de muro e paredes
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Sem recursos financeiros, a obra do Consultório Municipal “Carmem Martins Maria Morettin”, localizada no cruzamento da rua Evangelina Dutra Prado de Oliveira e avenida Onofre de Paula está há meses paralisada, com previsão de retomada apenas no segundo semestre de 2015. A construção teve início em maio do ano passado, mas parou na fundação, início da construção de muro e paredes.
Hoje, o terreno, no bairro Waldomiro Nogueira Borges, está com mato alto e nenhum sinal de trabalhadores. Uma placa indica que o início da obra ocorreu no dia 5 de maio do ano passado. O investimento é de R$1.069.990,01, com recursos do Ministério da Saúde. Em agosto do ano passado, a obra foi um dos pontos visitados pelo prefeito Junior Marão e por uma comitiva de lideranças e imprensa local.
Na ocasião, foi divulgado que após unidade ser concluída, vai contar com duas equipes de PSF (Programa Saúde da Família), para atender cerca de seis mil pessoas. Na ocasião, o que se viu foi o início da fundação do prédio, e de lá para cá, pouca coisa mudou.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Obras, por meio assessoria de comunicação da Prefeitura, informou que a obra realizada em parceria com o Governo Federal precisou ser interrompida por falta de recursos. Neste convênio, a contrapartida da Prefeitura é maior do que o habitual e, diante da situação econômica, houve necessidade de priorizar alguns investimentos.
Questionada se a interrupção dos serviços pode prejudicar o que já foi feito e desperdiçar os materiais já utilizados, a assessoria respondeu que não. Segundo a nota, com a paralisação da obra, não há risco dos serviços feitos, terem que ser refeitos, por conta do abandono. “A parte de fundação, construção de muro de arrimo e alicerce já foram executadas e não serão prejudicadas”, afirma a assessoria, que também informou que a intenção é retomar os serviços no local no segundo semestre deste ano.
A Prefeitura informa também que, enquanto a obra não é concluída, os moradores do bairro são atendidos normalmente na atual unidade que atende na Rua Rio Grande, 1708, bairro Paineiras.