Em Votuporanga uma lei instituiu o último domingo do mês de janeiro como o Dia Municipal das Companhias de Reis. Então, hoje, dia 31, é dia de encontro de reis. A Prefeitura realiza a 31ª edição do Encontro das Companhias de Reis na Capela de Santos Reis, localizado na rua Abílio Dutra, no bairro Vila Paes, com a presença de 18 companhias do município e de várias cidades da região. O evento será transmitido pela Rádio Cidade, a partir das 9h.
As companhias Terno de Reis Bahiana, Estrela de Natal, Garça Branca, Divino Fonte de Fé, São Gonçalo e Viagem para Belém representam Votuporanga no evento. Uma missa será realizada na Capela a partir das 9h e, na sequência, começa a passagem dos arcos.
O encontro é organizado pelo Centro de Folclore e Cultura, em parceria com Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo. A presença do público é muito importante para a preservação de uma atividade cultural religiosa.
A secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, destaca que “além de ser um evento que incentiva e reconhece o significativo trabalho de manter vivas as tradições culturais e folclóricas na cidade, o encontro das companhias acima de tudo é um momento de fé e devoção”, disse.
Folia de Reis
É uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (o Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.
Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Três Reis Magos, 6 de janeiro.