Mães ficaram durante toda tarde de ontem em frente à escola Cícero Barbosa Lima Júnior cobrando explicações
Aline Ruiz
Aproximadamente 20 alunos, que estudavam nos Cem’s Pieroni e Irma Pansani, foram barrados e não conseguiram entrar na escola estadual Cícero Barbosa Lima Júnior. Os estudantes foram para o 6º ano do ensino fundamental e, segundo as mães, que estiveram no local na tarde de ontem, a matrícula para os filhos estudarem foram realizadas, porém a escola negou que isso tenha ocorrido e informou que os alunos foram encaminhados para a escola estadual Manoel Lobo. A Polícia Militar também esteve no local, registrou uma comunicação de fatos e auxiliou os pais a comparecerem à Delegacia para realizar um Boletim de Ocorrência individual.
As mães que permaneceram durante toda tarde em frente à escola esperando alguma explicação, se demonstraram indignadas com o ocorrido. “Tenho dois filhos gêmeos, comprei 10 uniformes para eles da escola Cícero, agora cheguei aqui e me falaram que eles não estão matriculados, que agora a escola deles é a Manoel Lobo, achei um descaso, porque eu vim para deixar eles e tive que voltar em seguida”, contou Regina Ribeiro.
Outra mãe de aluno, Rose Penques, disse que pagou a van escolar para levar o filho para estudar e teve que voltar para buscar ele. “Eu fiz a matrícula aqui na escola, preenchi todos os documentos para chegar aqui e eles me falarem que o meu filho foi encaminhado para outra escola, porque não avisaram isso antes?”, desabafou.
Viviane Alves, mãe de um menino que estudava no Cem Pieroni, contou que em janeiro foi na escola Cícero entregar uma documentação e não foi informada de nada. “Eu realizei a matrícula, preenchi todas as informações. No mês passado eu voltei na escola para entregar um documento que estava pendente, por que não me avisaram isso nesse dia?”, disse.
Escola Cícero
Representantes da escola Cícero não quiseram conversar com a reportagem do A Cidade sobre o fato ocorrido. A diretora da instituição, Benedita Luiza Angeloni da Silva, “Dona Ditinha”, disse apenas que se fosse possível receberia de braços abertos todos os alunos, mas que não há mais vagas na escola Cícero.
Escola Pieroni
A escola Pieroni explicou que durante os meses de outubro a dezembro cerca de quatro reuniões foram realizadas para explicar para os pais a situação da matrícula de cada aluno. Além das reuniões, a escola também afirmou que vários bilhetes foram entregues para os responsáveis, que explicava tudo sobre as matrículas.
Ainda de acordo com a escola Pieroni, a Secretaria de Educação do Estado envia uma planilha com a quantidade de vagas disponíveis em cada escola, e nas reuniões foram feitas as reservas de vagas, que são preenchidas por ordem de chegada, ou seja, quem participou das reuniões conseguiu a vaga na escola desejada, quem não participou, o filho foi encaminhado para a escola mais próxima, que no caso é a escola estadual Manoel Lobo.
Diretoria de Ensino
A Diretoria de Ensino disse que não há nada para comentar a respeito da confusão. O órgão explicou que com a reorganização os alunos do Cem Pieroni teriam a opção de estudar na escola Cícero ou na escola Neyde Tonanni, porém, com o fim temporário da reorganização escolar, anunciada no fim do ano passado pelo governador do estado, Geraldo Alckmin, os alunos do Pieroni deveriam ser encaminhados para a Manoel Lobo, como aconteceu. Ainda de acordo com a Diretoria, todos os pais foram devidamente avisados sobre as mudanças.