A Rumo ALL não gostou nada da representação que o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, entrou contra a empresa
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Rumo ALL não gostou nada da representação que o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, entrou contra a empresa. A companhia fez questão de rebater o parlamentar e enviou um comunicado ao jornal A Cidade.
A companhia destaca que a Rumo é a maior operadora ferroviária do país e esclarece que sua prioridade tem sido a segurança das suas atividades e das comunidades ao redor da ferrovia e o respeito à legislação em vigor, ao contrário do que fazem parecer os questionamentos levantados pelo vereador. A empresa, acrescenta, tem se reunido constantemente com representantes da Prefeitura para discutir melhorias nos locais de travessia sobre a linha férrea, dando apoio técnico ao Poder Público Municipal, que possui a obrigação de realizá-las.
A Rumo lembra que para a segurança do trânsito em zonas urbanas, a responsabilidade pela sinalização é atribuída à Administração Pública Municipal. Compete aos órgãos e entidades de trânsito de cada município, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, “implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário” nas vias sob sua responsabilidade (Art. 24). Além disso, esses órgãos respondem pela “falta, insuficiência ou incorreta colocação” da sinalização (Art. 90).
A companhia garante que vem colaborando com o Poder Público para a sinalização das passagens em nível em vias municipais, estaduais e federais. Em outra frente, realiza campanhas para difusão de informações sobre a real necessidade de se “parar, olhar e escutar” antes da travessia da linha férrea. Dessa forma, a empresa acredita que contribui concretamente para evitar acidentes.
Segundo a Rumo, o Código de Trânsito estabelece que os trens têm a preferência diante dos veículos que atravessam as ferrovias. Essa determinação está ligada ao fato de uma composição férrea necessitar de uma distância maior para parar, na comparação com outros veículos. “Mesmo quando acionados os freios de emergência, um trem pode seguir em movimento por mais de 500 metros. Como seguem unicamente sobre os trilhos, os trens não podem desviar de veículos ou pessoas. Por isso, detêm exclusividade no uso das linhas férreas”.
A empresa diz ainda que a expansão das cidades requer planejamento e investimentos em mobilidade. O próprio aumento da frota de veículos tende a exigir medidas que permitam o trânsito seguro. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o município de Votuporanga aumentou a frota de veículos registrados na cidade em 93% nos últimos dez anos, de 40 mil para 78 mil veículos.
A companhia considera ainda que a instalação de cancelas automáticas em vias públicas que atravessam as ferrovias precisa ser amplamente discutida. “É necessário que sejam comprovados reais benefícios dessa medida, uma vez que eventual falha mecânica pode resultar em acidentes fatais”.
Por fim, a Rumo destaca que realiza, desde a fusão com a ALL, no ano passado, um trabalho de revitalização e expansão logística de grande impacto em sua rede. “Essa virada operacional inclui a compra de 170 locomotivas, 2.307 vagões, duplicações nos principais corredores, melhorias nas condições de trabalho de seus colaboradores, aquisições de modernos equipamentos e ações corretivas e de recuperação na via permanente”.