José Velho, que era esposo de Maria Alcinda, falou emocionado em nome de toda a família
Da redação
Foi homenageada na manhã de ontem a professora Maria Alcinda Tozetti Velho, que trabalhou como educadora até 2006 em Votuporanga. Ela faleceu em janeiro de 2012, vítima de problemas cardíacos, e teve nessa segunda-feira seu nome colocado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (CEFAP) e ainda sua foto entronizada no local, onde funciona o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
José Velho, que era esposo de Maria Alcinda, falou emocionado em nome de toda a família e agradeceu a todos os presentes e a família.
Segundo o prefeito Junior Marão, o local homenageou a professora por conta do projeto de lei indicado pela professora doutora Encarnação Manzano que foi aprovado por unanimidade e sancionado em março de 2012. “Foi uma indicação feita porque sabemos que Maria Alcinda foi importante para a educação de Votuporanga por conta da paixão e da forma de se relacionar. Acredito que esta é uma homenagem justa para alguém que fez muito pela educação”, afirmou o prefeito.
A secretária de Educação, Silvia Rodolfo, que trabalhou com Maria Alcinda, disse que é uma satisfação participar do momento. “Trabalhei durante muito tempo com ela até ela se aposentar e presenciei ela transformando a vida de várias crianças. Espero que todos os professores que passam pelo CEFAP possam ter um pouquinho do que ela teve, bom senso, compromisso e responsabilidade”, disse.
CEFAP
Desde 2012, o CEFAP fortalece a qualificação de docentes, promovendo mais de 30 cursos gratuitos nos últimos anos. Entre os temas abordados: formação de brinquedistas, capacitação profissional para educadores infantis, oficinas de contação de histórias, especialização em ensino de ciências, musicalização, uso de notebook e lousa digital.
As atividades do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Município de Votuporanga são organizadas na modalidade presencial e à distância. Para o desenvolvimento de cursos, o órgão celebra convênios com instituições públicas e privadas.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)