Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/carreta-do-hospital-do-amor-tem-1-dia-tranquilo-e-com-encaixes-em-votuporanga-n68688 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Carreta do Hospital do Amor tem 1º dia tranquilo e com ‘encaixes’ em Votuporanga
Carreta fica na cidade até 26 de novembro; mulheres podem agendar os exames de mamografia e papanicolau na UBS mais próxima
A técnica de radiologia, Lucilene Martins, e a enfermeira Juliane Cardoso fazem parte da equipe da carreta; Para Teresa Pupim, de 68 anos, e Maria de Fátima da Silva, de 63, é importante ‘aproveitar a oportunidade’ para se prevenir (Fotos: A Cidade)
Da redação
Sem filas nem aglomeração. Foi assim que a reportagem encontrou a tenda montada ao lado da carreta do Hospital do Amor, que estacionou na segunda-feira (16) em Votuporanga para oferecer, gratuitamente, exames de mamografia e papanicolau, em parceria com o governo municipal.
Essa tranquilidade marcou o primeiro dia dos trabalhos na carreta, conforme relatou a enfermeira do Hospital do Amor, Juliane Secco Rodrigues Cardoso, em entrevista ao jornal.
Essa “paz”, porém, não quer dizer que a procura pelos exames foi baixa neste ano. Isso porque a enfermeira também informou que, em média, 60 exames serão realizados por dia.
Organização
Por conta da pandemia, a equipe estipulou que as mulheres só serão examinadas à carreta mediante agendamento prévio, que pode ser realizado em qualquer unidade de saúde do município. A ideia é evitar filas e aglomeração, o que parece estar dando certo.
“As mulheres têm que procurar a UBS mais próxima, com uma cópia do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço. Aí as agentes de saúde agendam uma data e horário e as mulheres vêm só para fazer o exame”, explicou a enfermeira.
O atendimento está organizado assim: de segunda, terça, quinta e sexta-feira, começa às 8h e termina às 17h; nas quartas-feiras, começa às 8h e vai até as 20h. Essa é a faixa de horário pensada para as mulheres que não podem realizar o exame durante o horário comercial, segundo explicou a enfermeira Juliane.
Inclusive, o hospital separou o dia 17 de setembro para atender as mulheres que trabalham no comércio. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o hospital e a ACV (Associação Comercial de Votuporanga). “Vai ter um dia, também, que a gente destinou para as funcionárias do comércio. Neste caso, essas mulheres devem agendar seus exames por meio da associação”, completou Juliane.
Itinerário
Os atendimentos começaram pelo novo postinho do Parque das Nações, o Consultório Municipal “Daniele Cristine Lamana”, onde a carreta ficará estacionada até o dia 25 deste mês.
Do dia 16 até o dia 1º de setembro, a carreta passará pelos bairros Parque das Nações, Pró-Provo e São Cosme. Depois, entre os dias 3 e 26 de novembro, a carreta vai passar pelos bairros Palmeiras, Cecap (ao lado do Cemei Orozilia), São João e Colinas.
Esse intervalo vai ocorrer porque, em outubro, não haverá atendimento. Nesse mês, a carreta vai percorrer outras cidades, por conta da campanha “Outubro Rosa” (confira no final desta reportagem o “itinerário” completo da carreta).
Exames
A mamografia é uma espécie de raio-x, realizado num aparelho chamado mamógrafo. Ele comprime a mama e gera imagens de alta qualidade que são capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama. Esse exame será destinado às mulheres de 40 a 69 anos.
Já no papanicolau, se recolhe uma pequena mostra de células do colo uterino, pelo canal vaginal, usando uma espátula. Em seguida, o material coletado é enviado para análise laboratorial. Esse exame será para as mulheres que tiverem entre 25 e 64 anos.
Caso o resultado de algum exame apontar alteração, a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento médico nas unidades de Fernandópolis e, se necessário, em Jales.
Importância
Por serem exames preventivos importantes para as mulheres, a enfermeira Juliane entende que a importância do trabalho realizado na carreta é leva-los “até, praticamente, a porta das pacientes”, como ela mesma descreveu. A ideia, segundo Juliane, é tornar o serviço o mais acessível possível.
Para a dona Teresa Dias da Silva Pupim, de 68, essa iniciativa é ótima. Ela conversou com a reportagem enquanto aguardava para fazer os exames. Teresa contou que era a segunda vez dela na carreta e ressaltou a importância de fazer esses exames.
“Acho que é uma oportunidade única, para a gente se precaver. Tem gente que fala ‘não fiz porque não tinha condição’. Tem sim, porque eles vêm até a gente. Depois, a gente vem aqui e é muito bem recebido. É uma coisa que a gente tem que fazer pela saúde. E é bom que é de graça. Qualquer coisa, eles entram em contato com a gente. Então isso é muito bom, eu gosto muito”, disse.
A dona Maria de Fátima Batista da Silva, que também aguardava sua vez de fazer os exames, concordou com Teresa. Ela, inclusive, foi um dos “encaixes” realizados no cronograma de consultas de segunda-feira.
“A menina ligou para mim, em casa [avisando que tinha vaga]. Fiquei feliz, porque eu não ia fazer mais [os exames]. Foi ótimo, porque eu estava precisando. Todo ano eu fazia [os exames]. Mas depois, com essa pandemia, você fica com medo de tudo. Aí apareceu uma oportunidade dessa, eu vim correndo”, contou.
A enfermeira Juliane explicou que todos os dias terão margem para “encaixar” consultas. “A gente sempre deixa [uma margem], porque as vezes alguma mulher passa [pela carreta] e a gente sabe que se ela não realizar naquela hora, depois não vai voltar. Então a gente sempre encaixa”, explicou ela.
'Itinerário' da carreta do Hospital do Amor: 12/8 a 25/8 – Parque das Nações; 26/8 a 30/8 – Pró-Povo; 31/8 a 1º/9 – São Cosme; 2/9 a 3/9 – Simonsen; 8/9 a 17/9 – São Bento; 20/9 a 24/9 – Parque da Cultura; 27/9 a 30/9 – Associação Antialcoólica; 03/11 a 10/11 – Associação Antialcoólica; 11/11 a 23/11 – São João. (Fonte: Hospital do Amor)
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/carreta-do-hospital-do-amor-tem-1-dia-tranquilo-e-com-encaixes-em-votuporanga-n68688
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco