Cidade
Manifesto contra Bolsonaro e Reforma Administrativa reúne cerca de 40 pessoas em Votuporanga
Além das pautas já trabalhadas pelo grupo, denominado de “Frente Única Fora Bolsonaro -Votuporanga”, o ato trouxe protestos contra a PEC 32
publicado em 19/08/2021
Manifestantes protestaram em Votuporanga contra o presidente Jair Bolsonaro e contra a Reforma Administrativa (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Cerca de 40 votuporanguenses se reuniram na quarta-feira (18), na Praça Cívica do município, para mais uma manifestação contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Além das pautas já trabalhadas pelo grupo, denominado de “Frente Única Fora Bolsonaro -Votuporanga”, o ato também trouxe protestos contra a Reforma Administrativa (PEC 32), que está em tramitação na Câmara Federal e deve ir para o plenário até o fim deste mês.
Com faixas, cartazes, bandeiras e até panelaço, os manifestantes voltaram a gritar palavras de ordem como "fora Bolsonaro" e "genocida". Eles afirmam que a PEC 32 é uma afronta à Constituição brasileira, porque busca desmontar a estrutura do Estado em todos os níveis, abrir espaço para privatizações e terceirizações generalizadas e minar os serviços públicos “gratuitos” prestados à população.
“Quando você estuda o texto da PEC você vê que ela não se desenvolve da maneira como deveria para atingir os interesses que se propaga, primeiro porque ela não vai reduzir os gastos com os servidores públicos porque ela não atinge a questão dos supersalários, vai dificultar os mecanismos de fiscalização da governança em todas as esferas e além de tudo abre uma brecha perigosíssima que é a ampliação dos cargos por indicação e com isso se ataca a estabilidade dos servidores”, disse Yure Ribeiro, um dos organizadores da manifestação.
PEC 32
Fim da estabilidade após três anos de serviço efetivo e etapas mais exigentes de promoções são algumas das regras atuais do funcionalismo público que a PEC da Nova Administração Pública, como foi formalmente chamada pelo governo, ou "Reforma Administrativa”, como foi apelidada, quer mudar.
O objetivo, de acordo com o governo e defensores da reformulação, é atacar a diferença salarial grande que há entre os trabalhadores públicos e os demais, criar estímulos para melhorar os serviços e, principalmente, cortar gastos, já que a folha de pagamento é um dos principais custos do Orçamento federal em um cenário em que as despesas, limitadas pelo teto de gastos, não têm mais espaço para acomodar quase nada.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/manifesto-contra-bolsonaro-e-reforma-administrativa-reune-cerca-de-40-pessoas-em-votuporanga-n68738