Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/queimadas-provocam-nevoa-de-fumaca-em-votuporanga-n68730 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Queimadas provocam ‘névoa’ de fumaça em Votuporanga
Grande quantidade de queimadas tem deixado a qualidade do ar do município cada dia pior e, por enquanto, não há perspectiva de melhora
Nesta semana, cidade amanheceu encoberta por uma “névoa” densa, causada pela grande quantidade de queimadas nos últimos dias (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Nesta semana, Votuporanga amanheceu encoberta por uma “névoa” densa, mas, diferente do que é visto nos dias frios, o fenômeno foi provocado pela grande quantidade de queimadas registradas nos últimos dias no município. A situação tem se agravado nos últimos dias, em razão da seca e da baixa umidade do ar.
De acordo com os registros do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, só neste mês já foram registradas 24 queimadas no município. Isso onde a corporação foi acionada para combater as chamas, sem contar com as que nem chegaram a ser comunicadas.
“Nessa época do ano, tem bastante ocorrência de incêndio em vegetação, por conta do tempo seco, o período de estiagem e o vento forte. Isso dificulta muito o nosso trabalho. Temos ocorrências na região toda”, explicou o 1º tenente Thiago Boina Marin, que é comandante do Corpo de Bombeiros de Votuporanga.
E a perspectiva é de que esse clima propício das queimadas perdure por um bom tempo. A próxima previsão de chuva é para o fim do mês e com probabilidade de apenas seis milímetros, entre os dias 27 e 28. Depois disso, o clima seco volta a predominar.
Orientações
Em relação aos focos de queimadas, a principal orientação do Comandante dos Bombeiros para a população é denunciar.
“A principal função da população é denunciar. Em casos de queimada e incêndio, devem acionar, de imediato, o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193 e passar o máximo de informações possível. Se ver alguém colocando fogo, devem ligar no 190, porque é crime ambiental. A maioria dos incêndios é causada pela ação humana”, explicou o 1º tenente.
Ele também falou das principais orientações para a população lidar com o tempo seco, para, como ele mesmo disse, “evitar tragédias”. São elas: não jogar bituca de cigarro em margens de rodovias, jamais soltar balões - porque, além de crime, podem causar incêndios tanto em área residencial quanto rural - e evitar soltar fogos de artifício.
“A nossa orientação é ter muito cuidado. A pessoa acha que tem o controle, mas perde muito fácil, por conta desse tempo seco. Qualquer vento espalha [o fogo] muito fácil”, explicou o comandante Marin.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/queimadas-provocam-nevoa-de-fumaca-em-votuporanga-n68730
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco