O corte no preço da gasolina para distribuidoras não quer dizer, necessariamente, que o combustível vai ficar mais barato para os votuporanguenses (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A Petrobras cortou em 3,1% o preço de venda da gasolina em suas refinarias. A informação foi divulgada pela estatal no começo da semana e passou a valer na quarta-feira (15). A empresa informou, em comunicado, que o preço médio de venda da sua “gasolina A” para as distribuidoras passaria de R$ 3,19 para R$ 3,09 por litro. Já o preço do diesel segue inalterado.
Só que isso não quer dizer, necessariamente, que o combustível vai ficar mais barato para os votuporanguenses. Isso porque o valor final para o consumidor depende, também, de impostos e margens de lucro de distribuidores e revendedores.
Redução
Este é o primeiro corte no preço da gasolina desde junho. O ajuste reflete, em parte, a evolução dos preços internacionais e da taxa de câmbio, que, segundo a empresa, se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina.
Mesmo com a redução, o preço de refinaria da gasolina acumula alta de 68% neste ano. Inclusive, os preços dos combustíveis vêm sendo um dos principais motores para a alta da inflação, que já ultrapassou os dois dígitos no acumulado em 12 meses e impacta negativamente a recuperação da economia brasileira – e até os preços dos produtos para a ceia de natal.