Uma cerimônia, na segunda-feira (13), marcou a entrega do monumento bíblico na Praça Cívica “Prof. Benedito Lopes de Oliveira”
Uma cerimônia envolvendo Conselho de Pastores Evangélicos de Votuporanga e autoridades municipais marcou a reinauguração (Foto: A Cidade)
Da redação
Uma cerimônia envolvendo Conselho de Pastores Evangélicos de Votuporanga e autoridades municipais marcou, na segunda-feira (13) a reinauguração do Monumento em alusão ao Dia da Bíblia, instalado na Praça Cívica “Prof. Benedito Lopes de Oliveira”. A iniciativa surgiu de um pedido do Conselho ao prefeito Jorge Seba (PSDB) e ao vice-prefeito Cabo Valter (MDB).
Segundo a secretária de Planejamento, a arquiteta Tássia Gélio Coleta Nossa, o projeto foi feito por várias mãos em conjunto com o Departamento de Gestão de Projetos da Prefeitura. “Traçamos o conceito a mão livre como croqui, desenvolvemos a ideia e evoluímos para os detalhes”, disse.
Ainda segundo Tássia, a inspiração do projeto vem dos relatos históricos bíblicos, onde sempre que o povo de Deus passava por momentos marcantes durante a sua peregrinação à terra prometida, Deus os instruía a construir monumentos, para marcar a história e o acontecimento e para que este monumento servisse de memorial para as gerações futuras como lembrança de tudo que o povo havia passado e que ao olharem para este monumento eles recordassem que Deus sempre esteve ao lado deles.
“A ideia hoje é a mesma, o intuito era de que as pessoas, ao passarem pelo monumento, lembrem de que Votuporanga é uma cidade que, independente da religião, tem a bíblia como regra de fé e prática e lembrem que a bíblia é um compilado de cartas de amor de Deus para nós. Nela, está revelada a esperança ao mundo (por isso o globo terrestre) e se nós, eu e você (representados pelas pessoas), aceitarmos a nossa necessidade de alento e orientação escritas na bíblia e nos conectarmos à palavra de Deus (por isso, as mãos unidas segurando a bíblia. Em tese, parafraseando o profeta Jeremias no livro de Lamentações 3, a ideia principal do monumento é que, ao olharmos para ele, nos traga a memória do que vivemos e a esperança de dias sempre melhores”, explicou a arquiteta.
Além do apelo histórico e afetivo do monumento, um pedido feito pelo Conselho dos Pastores era de que este monumento pudesse ser utilizado como uma espécie de púlpito, para eventos religiosos realizados na praça justamente para a divulgação do conteúdo das escrituras sagradas, para pregação do evangelho.
“A palavra de Deus nos guia todos os dias. Entregamos o novo monumento em alusão ao Dia da Bíblia. Ele está instalado em frente à Concha Acústica. Um momento de festa para todos nós e celebrado ao lado do Conselho de Pastores Evangélicos. O local é destinado para todas as crenças e religiões. Sendo um ponto de encontro para relembrar a importância da bíblia em nosso dia a dia”, concluiu o prefeito Jorge Seba.