Orientação médica é que os jogos possam ser apreciados com moderação; na foto, a turma de amigos “A Liga”
Questionado pela reportagem do jornal A Cidade se já havia atendido a algum paciente que se exaltou na torcida e acabou passando mal, o cardiologista da Santa Casa de Votuporanga, João Anisio Ferreira Junior, relembrou de um caso em especial. “Tive uma experiência com um paciente em Votuporanga que, devido às emoções da Copa, desencadeou um pico de hipertensão, o que o levou para a emergência, onde foi medicado e após repouso, liberado”, destacou.
Alimentação
Em dias quando a Seleção Brasileira entra em campo, muitas pessoas organizam festas, conforme já publicado em edições anteriores neste jornal. O tradicional churrasco, acompanhado de cerveja, é a alimentação mais comum nestes dias. Para ele, o excesso não é indicado.
“O churrasco e o consumo de bebida alcoólica em excesso nunca são recomendados, mas o consumo com moderação não é proibido. Portanto, bebam esporadicamente, pois em ocasiões especiais, o álcool não apresenta maiores prejuízos a ninguém. Recomenda-se a ingestão de líquidos, frutas e alimentos com pouco sal e não gordurosos durante as partidas. Consumo de gorduras, frituras, ovos e queijos amarelos possuem alto teor de gorduras saturadas, que são vilãs para o coração”, falou.
O cardiologista encerrou a entrevista falando sobre a importância do cuidado com a saúde. “Em síntese, o risco de eventos cardíacos durante alterações emocionais, como estresse e ansiedade, está diretamente relacionado à qualidade de vida do paciente. Vive mais e com melhor qualidade de vida quem se alimenta com equilíbrio e faz atividades físicas pelo menos 40 minutos por dia”. (K.B.)