Há no município nove mil lotes privados vagos; moradores pedem via ouvidoria, constantemente, a manutenção destes espaços
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O setor de ouvidoria da Prefeitura de Votuporanga é responsável por receber críticas, solicitações e elogios. Grande parte das ligações direcionadas ao atendimento é com relação a pedidos de serviços. O recordista em apontamentos dos moradores é a limpeza de terrenos públicos e particulares. De acordo com Fabiana Lopes de Almeida, ouvidora do município, há na cidade nove mil lotes privados vagos.
O motivo
Fabiana explicou que esta situação deve-se à grande expansão de loteamentos que vive a cidade há 10 anos. “O mato alto traz vários transtornos, como escorpiões, aranhas, diversos animais peçonhentos e os mosquitos. O descarte irregular de lixo também é um problema, por isso os cidadãos recorrem a nós pedindo providências”.
Segundo Fabiana, os moradores pedem na ouvidoria, na maioria das vezes, operação tapa-buraco e limpeza de terrenos.
Balanço
A ouvidora da Prefeitura esteve com o secretário municipal da Cidade, Marcus Vinícius Sanches no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para falar sobre o órgão.
Em 2013, foram 1.680 solicitações de serviços através deste canal direto com o cidadão. Nos primeiros cinco meses deste ano, já foram 980 reclamações.
“O atendimento serve para receber denúncias e informações, que são repassadas para as Secretarias responsáveis, que tentam resolver as situações o mais rápido possível”, disse Marcus Vinícius.
Pombos
Fabiana de Almeida ressaltou que a cidade enfrenta um sério problema que é a alimentação de animais, como os pombos, por exemplo. “Vamos fazer uma campanha de conscientização em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Temos um cuidado especial com os animais, mas precisamos ver que alimentar estes pombos pode desencadear problemas de saúde com a sua proliferação”.