Leidiane Sabino
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Uma reunião ontem, às 16h30, reuniu os vereadores e donos de casas lotéricas de Votuporanga, na Câmara Municipal, para discutir o projeto de lei que visa restringir o tempo de atendimento em 20 minutos nos dias úteis. Nas vésperas ou dias seguintes a feriados, datas de vencimentos de tributos ou pagamento de servidores públicos, 45 minutos. Os empresários argumentaram que não possível fazer investimentos em seus estabelecimentos para melhorar o serviço, tendo em vista que é a Caixa Econômica Federal que determina quantas máquinas cada local pode ter e o serviço de manutenção dos equipamentos quebrados é demorado e depende de profissionais de outras cidades.
Uma das participantes da reunião contou que ficou um mês com duas máquinas paradas a espera de conserto.
Os donos das casas lotéricas também apontaram outros problemas, como o alto preço do aluguel na cidade, que impede a locação de prédios maiores e a falta de profissional preparado para o serviço.
Eles contaram que as instituições lotéricas hoje são responsáveis por uma série de serviços bancários, como a abertura de contas e também recebimento de boletos, situação que fez aumentar a fila de espera.
A proposta que delimita o tempo de espera é de autoria do vereador André Figueiredo e deu entrada na Câmara Municipal na sessão ordinária de 26 de maio.
De acordo com André, a intenção da iniciativa é proporcionar aos consumidores de casas lotéricas que prestam serviços de natureza bancária um atendimento digno e em tempo razoável. “Não é justo que a população fique por tanto tempo em exposição ao sol e chuva. Além disso, fiz um levantamento com o Procon, a diretora do órgão disse que as reclamações com relação ao atendimento nas loterias são diárias”, ressaltou.
O vereador Jurandir Benedito da Silva (Jura), disse que conversará com o presidente da Casa de Leis, Eliezer Casali, que não esteve na reunião, para que seja convocado um encontro com o coordenador regional da Caixa Econômica Federal para prestar esclarecimentos quanto a demora para liberação de novas máquinas para as lotéricas.
Serviços
O trabalho principal das casas lotéricas era a venda de jogos, porém, com os contratos firmados com a Caixa Econômica Federal, passou a efetuar serviços bancários, como o recebimento de contas, pagamento de benefícios, depósitos e saques. De acordo com os lotéricos, eles recebem R$0,37 por boleto pago pelos clientes.