Informação foi passada pelo Posto Fiscal e engloba comércio, indústria e produtores rurais; lideranças comentam sobre o assunto
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O fechamento do PontoFrio em Votuporanga e o cancelamento das obras do North Shopping foram assuntos debatidos nas duas últimas semanas. Os dois acontecimentos pegaram muitas pessoas de surpresa. O jornal A Cidade ouviu lideranças locais para saber sobre a mortandade das empresas, isto é, o encerramento dos trabalhos.
Luis Carlos da Costa é o chefe do Posto Fiscal de Votuporanga. A pedido da reportagem, Costa obteve dados passados pela unidade de São José do Rio Preto em relação a Votuporanga. O balanço engloba produtores rurais, comércio e indústrias.
Dados
No ano passado foram abertos mais estabelecimentos do que nos primeiros seis meses de 2014. Segundo dados do Posto Fiscal, em 2013, 992 pontos iniciaram seus trabalhos em Votuporanga, sendo que deste número 327 foram fechados (665 permaneceram com suas atividades).
Já neste ano, foram 427 aberturas e 146 cancelamentos (281 ainda estão atuantes).
O Posto Fiscal atende cerca de 100 pessoas por dia de 19 cidades da região e está instalado em prédio próprio, na rua Paraíba, n.º 2432, praça “Vereador Viana Filho” na Vila América. O horário é das 9h às 16h30.
O objetivo principal é atender aos usuários dos serviços da Secretaria da Fazenda no tocante ao ICMS, IPVA, ITCMD, cadastro de empresas e produtor rural, CADIN Estadual, importação, exportação, benefícios fiscais (imunidades e isenções), restituições de impostos e taxas, expedição de certidões, etc.
Os usuários dos serviços da Secretaria da Fazenda além do atendimento virtual, via sistema, têm à disposição, no atendimento presencial, informações e orientações prestadas por funcionários treinados e preparados, principalmente, para esclarecer no que se refere ao cumprimento de suas obrigações perante o fisco.