“Votuporanga + Verde” planta mudas na área central da cidade; em alguns casos, Saev Ambiental teve que substituir espécies
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Em menos de dois meses, o projeto ambiental “Votuporanga + Verde”, da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente), foi alvo de vândalos. Indivíduos retiraram mudas que foram plantadas em calçadas da área central da cidade.
A Saev distribuiu 500 mudas até o momento, 3% delas foram arrancadas por pessoas mal intencionadas. A equipe da autarquia contou para a reportagem que o replantio foi devido a atos de vandalismo da população.
A responsabilidade das mudas é do morador que, segundo a Superintendência, tem feito a sua parte em sua maioria. As espécies precisam de cuidados básicos como: mantê-la dentro do gradil, fixada junto ao tutor (madeira) para o crescimento ereto da muda e regá-la diariamente.
Fazem parte do projeto as espécies: Árvore da china, Aroeira pimenteira, Acássia mimosa, Melaluca, Magnólia amarela, Pata de vaca lofântera, Ipê amarelo do cerrado e Quaresmeira.
Até o momento foram plantadas mudas nas ruas Itacolomi até a Santa Catarina e da Minas Gerais até a das Bandeiras. No total, o projeto contemplará a região central, localizada entre as ruas Itacolomi até a avenida José Marão Filho e entre as ruas das Bandeiras até a Minas Gerais e será dividido em três etapas, sendo: a primeira fase (2014): plantio de cerca de 1.000 mudas até o final deste ano; segunda etapa (2015): plantio de 1 mil mudas durante todo o ano, e o terceiro e último passo (2016) – plantio de 700 mudas durante o período de dez meses.
Esta ação está prevista no Plano Municipal de Arborização Urbana, elaborado em 2013, e de acordo com a Lei Complementar nº 145/2009.
Responsabilidades
O projeto técnico, a aquisição das mudas, materiais para confecção de gradis e divulgação do projeto junto mídia local e à população, através de panfletos informativos, que serão entregues nas casas e comércios que receberem as mudas, são de responsabilidade da Saev Ambiental, já a mão de obra para cortes de calçadas, abertura de covas e plantio, são da Prefeitura de Votuporanga, ficando o proprietário do imóvel responsável pela manutenção das mesmas.