Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Alberto Casali, em entrevista ao jornal A Cidade na manhã de ontem, explicou que a rua das Bandeiras é uma via comercial e que dá acesso ao centro de Votuporanga. “Por isso que ela tem tamanho fluxo de veículos”, falou.
O fato de não oferecer muitas vagas para estacionamento se deve porque duas secretarias da cidade estão perto da rua das Bandeiras. “As pastas da Educação e Saúde ficam na rua Santa Catarina. Por isso que na das Bandeiras não há espaço para estacionar, devido ao atendimento diário destas duas secretarias. Além disso, ao longo da rua, existem vagas sim, mas na região mais próxima do centro, vão diminuindo”.
Velocidade
Questionado sobre o excesso de velocidade cometido por alguns motoristas e relatados pelos moradores ouvidos pela reportagem, Casali disse que nas duas vias, tanto na das Bandeiras quanto a Itacolomi, uma alternativa é o radar móvel. “Não posso divulgar a data, mas creio que será em breve que o aparelho será instalado”, falou. Entretanto, na opinião do secretário, o aparelho não é a resolução dos problemas de excesso de velocidade. “É necessário que cada motorista faça sua parte”, falou.
O aparelho, que será alugado, permite instalação em qualquer ponto da rua, com a ajuda de um tripé. A estimativa, segundo Casali, é que o aparelho possa percorrer 35 pontos onde há muito excesso de velocidade, entre eles a avenida República do Líbano, Jerônimo Figueira da Costa (a do Instituto Federal), Pansani, rua Minas Gerais e outros. “Estamos estudando estes locais para receber o radar móvel”.
Semáforo
Conforme já adiantado pelo jornal A Cidade no mês passado, a Secretaria de Trânsito estuda instalar dois semáforos em locais considerados críticos. Devem receber os aparelhos a avenida Wilson de Souza Foz, até o cruzamento com a Minas Gerais, além da Itacolomi, esquina com a Ivaí. “Estamos em fase de estudo, mas tem tudo para dar certo devido à necessidade”, disse.