Leandro utiliza um estrado de cama para fazer um jardim suspenso; no detalhe, a casinha de madeira
O pedagogo da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) e técnico de informática, Leandro Ferreira de Oliveira, decidiu reformar uma casinha de boneca. Para isso, procurou (e encontrou) os materiais no Ecotudo.
O trabalho durou cerca de três semanas. Foram utilizados pedaços de madeira para reforçar a estrutura. Além disso, prateleiras foram instaladas na casinha. O material que não foi utilizado para a reforma foi destinado para outras finalidades. Uma delas, por exemplo, foi o estrado da cama, que recebeu ganchos e hoje é um jardim vertical (suspenso).
A casinha tem até energia elétrica e um telefone na parede de madeira, também vindo do Ecotudo. “A ideia é deixar tudo muito verdadeiro para que as crianças brinquem, é estimular a imaginação”, falou.
Oliveira acredita que se fosse pagar para reformar/construir a casinha, levando em conta material e mão de obra, o custo aproximado seria de R$ 2 mil.
“Votuporanga não conhece o que o Ecotudo pode oferecer a cada um de nós. No Brasil a construção de casas é à base de tijolo, de cimento, etc, e nos Estados Unidos, muitas são feitas com madeira. Deveríamos pensar no quanto podemos reutilizar e ajudar o nosso planeta”.
Além das madeiras para a casinha de boneca, Oliveira trouxe uma cômoda. A gaveta é utilizada para que crianças deixem os sapatos. “Tem que ter criatividade e visão. Às vezes as pessoas podem achar que não é nada, mas muita coisa pode ser reaproveitada. Basta ter paciência e ir lá procurar o que deseja”, disse.