O encontro foi iniciado com palestra do gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano
Mensalmente, supermercadistas associados à Associação Paulista de Supermercados (APAS) reúnem-se em São José do Rio Preto para um encontro de aproximação entre os empresários, a fim de diagnosticar oportunidades e trocar informações sobre o setor.
No último dia 16 de julho, o Diretor Regional da APAS RP e supermercadista votuporanguense, Renato Martins, coordenou a reunião com a presença de cerca de 30 supermercadistas de pequenas lojas e grandes redes. Os participantes falaram sobre programas da APAS para bom gerenciamento dos negócios, orientações do Procon, entre outros assuntos.
O encontro foi iniciado com palestra do gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano. Em pauta, o Projeto Ebitda: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas, na qual os empresários do setor terão acesso a um “Plano de Contas Padrão” com a possibilidade de avaliar a capacidade operacional das empresas e comparar seu desempenho com as demais do setor.
“Com o Projeto Ebitda, será possível analisar o percentual médio dos principais custos e despesas do setor supermercadista, como por exemplo, o percentual médio dos gastos com energia elétrica e comparar seu percentual com a média de gasto com energia elétrica nos supermercados do estado de São Paulo e de sua região”, explicou Rodrigo Mariano.
O gerente de Economia e Pesquisa da APAS ainda informa que, junto ao plano de contas padrão, será disponibilizada uma cartilha explicativa deste indicado, que apresenta o passo-a-passo no preenchimento, o que auxiliará todos os empresários a terem a capacidade de calcular seus números para, posteriormente, comparar com a média do setor supermercadista.
O diretor do Procon, Alcides Zanirato, também marcou presença na Reunião Aberta e sanou dúvidas dos associados. O profissional exemplificou casos ocorridos na cidade em acordo com as normas e lei, como por exemplo, o peso de alimentos fracionados, orientação publicada aos consumidores referente a preço, oferta, validade da oferta e condições de pagamento. Os supermercadistas ainda receberam uma circular com orientações sobre a Lei “De Olho no Imposto”, a qual exige que todo documento fiscal ou equivalente emitido, contenha a informação do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos respectivos preços de venda.
O gerente de Serviços aos Supermercados, Eduardo Ariel Grunewald, salientou a importância da participação de todos na Pesquisa de Satisfação 2014, a fim de captar oportunidades de desenvolvimento e melhoria dos produtos e serviços oferecidos pela APAS, que, desta forma, irão balizar as ações futuras em prol dos associados. Por fim, a empresa TOTVS, multinacional brasileira no segmento de sistemas e softawares, apresentou seus produtos direcionados aos supermercadistas, ressaltando que redes como Galassi e Tome Leve já utilizam tais serviços.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,8 mil lojas. Saiba mais em http://www.portalapas.org.br/