Andressa Aoki
A reportagem sobre o descarte irregular de lixo e animais mortos nas proximidades do Residencial Atenas, perto da avenida Pansani, foi assunto de pronunciamento na sessão da Câmara Municipal.
Com a edição do jornal de domingo em mãos, o vereador Douglas Lisboa comentou sobre o caso. “É um desrespeito da população com descarte irregular do lixo. Fiz uma indicação para alterar valor de multa para quem comete essa infração (de descarte irregular) de R$900 para R$5 mil, para que os bolsos destas pessoas possam doer”, disse.
Ele ressaltou que o município possui dois Ecotudos, um localizado na Zona Norte e outro na região Sul. “Estas unidades recebem estes materiais, inclusive animais mortos. Pedimos à população a consciência de que frequente os Ecotudos e que façam o descarte corretamente”, complementou.
Mini Ecotudo
Douglas Lisboa solicitou para o Poder Público que seja criado um mini Ecotudo no Distrito de Simonsen, para atender aqueles habitantes.
O problema
O jornal A Cidade mostrou que os moradores do Residencial Atenas, que fica no início da vicinal Adriano Pedro Assi, conhecida como “estrada do 27”, estão incomodados com a falta de respeito de algumas pessoas que jogam lixo perto do local. Além de sacolas com restos de materiais para construção, alimentos e aparelhos eletroeletrônicos, a estrada de terra, que fica no prolongamento da avenida Pansani, já serviu até para descarte de animais mortos.
Pedro Mura contou para a reportagem que mora na última rua do residencial, bem próxima à estrada. O cheiro é insuportável e já o mobilizou por diversas vezes a ir até o local e enterrar os restos de animais. “Uma vez jogaram peixes. Tive de fazer algo, porque não dava para suportar. É muita falta de respeito”, falou.
Recentemente, a carcaça de uma vaca foi deixada no local. “Coro, barrigada, cabeça e patas foram descartados tudo ali. Além disso, gatos e cachorros mortos sempre são jogados. Tem que ser feito algo para dificultar esta ação”.
O Residencial possui um sistema de monitoramento. Quando as câmeras flagram ações de descarte irregular, os seguranças buscam orientar as pessoas.