Elas se juntam a João Dado (federal), Carlão Pignatari (estadual) e Osvaldo Carvalho (estadual), que também representam o município neste pleito
Professora Amélia Fontealba e Edinalva
Votuporanga terá duas mulheres concorrendo às eleições de deputados deste ano. A dona de casa Edinalva Azevedo busca uma vaga na Câmara Federal e a professora Amélia Fontealba na Assembleia Legislativa.
Elas se juntam a João Dado (federal), Carlão Pignatari (estadual) e Osvaldo Carvalho (estadual), que também representam o município neste pleito.
A votuporanguense Edinalva Azevedo é dona de casa. Ela trabalhou durante 14 anos como metalúrgica na empresa Facchini e é conhecida na cidade pelos eventos beneficentes que realiza e também pelas pregações em igrejas evangélicas.
Ela faz parte do PRB (Partido Republicano Brasileiro) desde outubro do ano passado. Diz que foi inspirada na fé que decidiu fazer parte da política.
A candidata já organizou alguns shows gospel na cidade e também faz festas para crianças no bairro onde mora, o Bom Clima. Membro da igreja Formosa, faz pregações em diversos templos do Estado de São Paulo.
Edinalva explicou que o seu partido atualmente prepara a documentação para iniciar a campanha eleitoral.
“Meu trabalho será focado em garantir oportunidades para as crianças. Fui abandonada na rua quando pequena e fiquei sem ter onde dormir. Meu irmão mendigou durante 20 anos. Também quero trabalhar a campanha em benefício dos idosos, casas de recuperação de pessoas com vícios, a implantação de um hospital pediátrico na cidade e pelo aumento de escolas em tempo integral”, contou.
A professora Amélia Fontealba ressaltou que a mulher tem pouca representatividade na política brasileira, por isso resolveu concorrer.
Ela já foi candidata a vereadora por duas vezes, em 2008, quando conseguiu ser a segunda mulher mais votada na cidade e em 2012. Professora afastada, ela faz parte do PSD (Partido Social Democrático), que apoia Paulo Skaf como candidato a governador.
“A política tem cerca de 10% dos cargos ocupados por mulheres. Precisamos de maior participação feminina nas decisões do país. Tudo o que a mulher faz é com excelência”, ressaltou.
Professora Amélia disse que teve uma criação muito humilde e que a educação foi essencial para mudar a sua vida. “Pretendo ter um trabalho voltado aos menos favorecidos, às crianças, idosos e mulheres”, afirmou.
Amélia contou que vai percorrer os municípios das regiões de Votuporanga, São José do Rio Preto, Fernandópolis e Jales. Ela não vê a quantidade de candidatos na cidade como uma dificuldade. “Todos terão seus votos. Venho para somar”, destacou. (L.S.)