Da Redação
O deputado federal João Dado (Solidariedade/SP) foi eleito pela sétima vez consecutiva um dos políticos mais influentes do país. A pesquisa é realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e publicada em seu portal no último domingo, 27 de julho. A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2014.
De acordo com o Diap, os parlamentares selecionados são aqueles que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Para facilitar, foram definidas cinco categorias: debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião. As classificações não são excludentes, sendo que eles podem estar em outras classificações.
João Dado está novamente entre os articuladores, aqueles que possuem excelente trânsito nas diversas correntes políticas, com facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões.
“Esse prêmio reforça o trabalho que tenho feito nestes anos que estou no Congresso. Busco estar sempre ao lado da população, ouvindo suas reais necessidades, procurando entender o que precisam de fato, para que possa ajudá-la. Este é o trabalho que um parlamentar deve fazer, sempre com seriedade, carinho e pertinência”, explica Dado.
Além dos “100 Cabeças”, desde a sétima edição da série, o Diap divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.