Vereadores alegam que construção da ferramenta não traz segurança para os moradores do bairro da Estação
Preocupação dos legisladores é com relação a possíveis descarrilamento
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A construção de um muro de contenção no bairro da Estação foi alvo de críticas na Câmara Municipal. Quatro vereadores utilizaram a tribuna para denunciar: a ferramenta não vai trazer mais segurança para os moradores.
A preocupação dos legisladores é com relação a possíveis descarrilamentos no local. Na última quarta-feira (16), duas locomotivas saíram dos trilhos. Ninguém se feriu.
Muro esconde os problemas
Para o vereador Osvaldo Carvalho, o muro que está sendo erguido apenas esconderá os problemas. “Os dormentes vão apodrecer mais ainda, os moradores correm risco de vida. Essa obra trará segurança apenas na travessia de pedestre, mas o que realmente resolverá o problema da região é a construção de uma passarela”, disse.
Osvaldo comentou sobre uma reunião realizada na colônia da FEPASA envolvendo o prefeito Junior Marão, o secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Alberto Casali, e moradores. “Depois do encontro, houve o descarrilamento. Isso é um absurdo, já fizemos pedidos para a ALL (América Latina Logística), responsável pela linha férrea, e para o MP (Ministério Público) nos anos de 2005 a 2014, cobrando mais segurança. Este pequeno muro de 1,5 metro de altura não dará segurança. Isso é mentira, ele não segurará nenhuma locomotiva em caso de descarrilamento”, destacou.
Para o legislador, é necessária a manutenção dos dormentes dos trilhos. “O risco é eminente”, complementou.
O vereador Pedro Beneduzzi endossou as palavras de Osvaldo. “Esta obra do muro de contenção está jogando dinheiro fora. Não segura nada muito menos trem”, afirmou.
Fiscalização
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali, pediu fiscalização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) com relação à manutenção dos trilhos. “O órgão deveria exigir uma melhoria para evitar o descarrilamento, a malha é podre. Tem que cobrar da ALL a segurança da via, reforma dos trilhos”, disse.
Eliezer ressaltou que o muro de contenção surgiu da necessidade de fechamento de passagem. O diretor da ALL alegou que se ele não cumprisse a recomendação da ANTT, seria penalizado. “A Agência diz que tem que fechar vias duplas, que não é permitida nenhuma passagem. Como no local tem quatro vias, por causa da manobra de trem, tem que fazer o investimento”, destacou.
Silvio Carvalho, vereador e líder de governo, relembrou que a linha férrea era sinônimo de progresso na cidade. “Votuporanga cresceu no lado da linha férrea”, concluiu.