Fotografias mostram munícipes dormindo em cadeiras
O vereador Osvaldo Carvalho apresentou fotos, na sessão de segunda-feira, que impressionaram a plateia presente. As imagens mostraram pessoas dormindo em colchões no chão do Velório Municipal Aldo Zara. Em outras fotografias, familiares unem cadeiras para deitar e acompanhar o velório.
Osvaldo afirmou que nas salas não há cama, sofá, ou móveis que possam acomodar melhor as pessoas. “Estas salas internas foram construídas para isso e não tem devida a atenção. Tivemos no Velório algumas noites e essa estrutura carece de investimentos. As funerárias poderiam dar maior atenção aos mobiliários, aos familiares que perdem seus entes queridos. O Poder Executivo poderia cobrar uma parceria com as empresas e, assim, atender melhor os cidadãos que passam as noites prestando as últimas homenagens aos familiares”, disse.
O jornal A Cidade entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Votuporanga para saber se o projeto de revitalização contemplava camas ou sofás. Em nota, o município respondeu que a obra seguiu tudo que previa o projeto original, portanto, o prédio conta com duas salas mais reservadas, porém, de uso coletivo, com poltronas, para acomodar melhor as pessoas.
A revitalização
O Velório foi reformado recentemente. Com a revitalização, o prédio conta com seis salas de velação (onde são realizadas as câmaras ardentes ou velórios), novos banheiros, cozinha, duas salas de repouso, sistema de refrigeração no salão principal, jardim, além de outras benfeitorias.
Além disso, o local possui ainda com uma cafeteria e uma floricultura. A cafeteria funciona durante a realização dos velórios, comercializando diversos produtos, exceto bebidas alcoólicas, cigarros, e outros que descaracterizem a atividade principal, não podendo também fabricar ou manipular produtos alimentícios no local.
Já a floricultura fica aberta durante o horário comercial, sendo facultativo o funcionamento em outros dias e locais. Como na cafeteria, também é vetada a fabricação de produtos no local, exceto arranjos florais ou fúnebres e similares.
(A.A.)