Na maioria dos casos, as hepatites B e C não apresentam sinais e sintomas. Aqueles que desejam ser submetidos ao teste rápido gratuitamente devem procurar o SAE
Nesta segunda-feira, dia 28, foi lembrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. E a Secretaria Municipal de Saúde por meio do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) faz um alerta sobre as hepatites B e C, doenças infecciosas causadas por vírus doenças causadas por vírus e que levam a uma inflamação do fígado, órgão que executa várias funções vitais para o corpo. “A doença geralmente, não apresenta sintomas e ao longo dos anos, pode causar sérios danos ao fígado, como cirrose e câncer”, conta a enfermeira do SAE, Stella Vieira.
As formas de contágio das hepatites virais são variadas, que vão desde a relação sexual sem o uso de preservativo, o uso compartilhado de agulhas, seringas, navalhas, materiais para manicure e pedicure, aparelho de barbear, por equipamentos não esterilizados em procedimentos médico-odontológicos, tatuagem até a colocação de piercing e acupuntura.
Os sintomas podem aparecer na fase aguda ou avançada da doença, como febre, cansaço, tontura, enjôo e vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, fezes esbranquiçadas e urina escura. Entretanto, Na maioria dos casos, as hepatites B e C não apresentam sinais e sintomas.
O teste rápido diagnostica a Hepatite C. O exame utiliza uma pequena quantidade de sangue e o resultado fica pronto em dez minutos. ”Caso dê positivo nessa primeira triagem, o paciente é encaminhado para a sua Unidade de Saúde para ser submetido ao exame confirmatório. Apresentando resultado positivo, o paciente realiza todo o tratamento no SAE”, diz Stella.
A hepatite B pode ser prevenida com a vacina. Pessoas com 29 anos de idade que ainda não tomaram as três doses da vacina, podem procurar a Unidade de Saúde.
Grupo de risco
São considerados grupos de risco pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 (quando não existiam exames como os de hoje, que oferecem segurança aos doadores de sangue), usuários ou ex-dependentes de drogas e trabalhadores da área de saúde.
As pessoas que fazem ou já fizeram parte de algum grupo de risco ou mesmo aqueles que desejam saber mais sobre a sua saúde, devem fazer o teste rápido gratuitamente no SAE, que está localizado na Rua Minas Gerais nº 1850 – São João. Informações pelo telefone (17) 3405-1584.