Hospital dá mais um grande passo em prol da humanização; visitas nas alas dos SUS, A, B, C, E e H passarão a ser de oito horas
Da Redação
A busca pelo fortalecimento da humanização é um dos objetivos da Santa Casa de Votuporanga, que avalia constantemente formas de receber os pacientes de maneira acolhedora e com qualidade na assistência. Da média de 700 mil atendimentos anuais, número que deve crescer com a classificação de Hospital Estruturante, 70% deles são do SUS (Sistema Único de Saúde) e visando cumprir ainda mais essa tarefa, a instituição inicia a partir do dia 4 de agosto (segunda-feira) a visita ampliada.
A proposta compreende estabelecer mais horários de visita para os pacientes do SUS, proporcionando facilidade para que os familiares possam estar junto àqueles que estão internados. Dessa forma, as visitas das alas A, B, C, D, E e H passarão a ser das 12h30 às 20h30 todos os dias, sem interrupção. Das quatro horas disponíveis anteriormente, os visitantes terão agora oito horas. No entanto essa mudança não abrange a UTI Neonatal, UTI Geral, Emergência e Semi UTI, devido a rotina dos setores.
Para as alas de visita ampliada, os pacientes que possuírem acompanhante terão durante todo esse período direito a um visitante com revezamento. Pacientes sem acompanhante terão direito a um visitante com revezamento das 12h30 às 18h30 e no período das 18h30 às 20h30, dois visitantes com revezamento. Pacientes menores de 18 anos, maiores de 60 anos e com necessidades especiais têm direito a acompanhante em período integral.
Representando o Grupo de Humanização da Santa Casa de Votuporanga, a psicóloga Patrícia Angeloni, destaca que a mudança segue a Política Nacional e Estadual de Humanização e que também reflete na recuperação do paciente. “Aproximar a família e os amigos do paciente durante a internação hospitalar traz benefícios a medida que o mesmo se sente mais acolhido, seguro e protegido, contribuindo para a melhora do seu estado geral.”
Para o provedor da instituição, Valmir Antônio Dornelas, a ampliação é um novo passo na busca constante de um atendimento humanizado que o hospital tanto preza. “A visita ampliada chega em um momento que permitirá condições ainda mais favoráveis para os nossos pacientes e seus familiares. O planejamento dessa ampliação vem envolvendo profissionais de todos os setores de nossa entidade, que não pouparam esforços para garantir o conforto e bem estar de cada usuário de forma organizada e pensando no paciente e nos cuidados que ele deve ter durante os dias de internação.”
Quando visitar um familiar ou amigo é preciso seguir algumas orientações para que o momento seja o mais oportuno e saudável possível. São elas:
- A visita precisa ser breve para que outros possam visitar também e o descanso é importante para a recuperação do paciente;
- O crachá que você receber é de uso pessoal, intransferível e deve ser colocado em local visível;
- Você deve visitar apenas o seu paciente, não sendo correto passar em outros quartos ou alas;
- Primeiramente você deve buscar informações sobre o estado de saúde do paciente com o próprio paciente ou com o acompanhante;
- É necessário que você realize a higiene das mãos (aplicação de álcool gel 70% ou lavagem das mãos) na entrada e saída do hospital.