Instituição foi selecionada para o desenvolvimento da “Operação Jenipapo”, que acontecerá em janeiro do ano que vem, no Maranhão
Na última sexta-feira, dia 4, a Unifev recebeu a confirmação do Ministério da Defesa sobre a participação da Instituição no Projeto Rondon, que acontecerá em janeiro de 2015, no Maranhão.
A proposta, desenvolvida especialmente para a “Operação Jenipapo”, compreende o município de Mata Roma. A Operação englobará temas como Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa e apoiado pelas Forças Armadas, tem o objetivo principal de promover a integração social, com a participação voluntária de universitários de todo o país.
Dois professores da Unifev já foram escolhidos para acompanhar os alunos na viagem, o Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp e a Profa. Dra. Terezinha de Oliveira Gonzaga. A seleção dos oito alunos participantes será em agosto. A equipe terá 15 dias para desenvolver os conteúdos programados.
A contribuição dos universitários em projetos como o Rondon visa à busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes do Brasil, a fim de ampliar o bem-estar delas, por meio de trabalhos coletivos propostos pelos jovens estudantes.
O reitor do Centro Universitário de Votuporanga, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, comentou a importância de experiências como esta para os estudantes e a Instituição. “As ações de responsabilidade social são uma das bandeiras da Unifev e o Rondon reforça isso. Durante o Projeto, os nossos alunos têm a oportunidade de abrir mão da própria rotina, em busca de orientar e ajudar brasileiros de regiões menos favorecidas. Tal experiência garante a eles uma maior valorização da vida, quando comparadas tão diferentes realidades”, afirmou.
Para a Profa. Dra. Denise Aparecida Mencaroni, responsável pelo Projeto Rondon na Instituição, a participação em grandes iniciativas como esta só reforça a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Unifev. “Para sermos aprovados em projetos assim, é necessário estar em dia com diversos requisitos exigidos pelo Governo, o que só reafirma o excelente trabalho que o Centro Universitário de Votuporanga realiza há anos. Vamos estar ao lado de grandes universidades do país pela quarta vez”, ressaltou.
Segundo dados oficiais divulgados pelo Ministério da Defesa, 272 instituições já participaram do Projeto, resultando em 137 ações executadas, e 17,3 mil jovens rondonistas.
Aos futuros interessados, a Profa. Dra. Denise deixa uma dica: “É necessário muito empenho para participar de todo o processo de seleção e estar em dia com as atividades acadêmicas. Trata-se de uma experiência inesquecível, bem diferente da rotina e do ambiente a que estamos acostumados”, completou.
Juntamente com a Unifev, alunos de uma universidade da Paraíba estarão presentes na cidade Mata Roma. Os universitários terão a oportunidade de vivenciar um verdadeiro intercâmbio de conhecimento e crescimento pessoal e profissional.