Reunião na Câmara Municipal entre vereadores e diretor do DER aponta investimentos no local; moradores cobram lombadas
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Melhorias no acesso à Vila Carvalho. Este foi o assunto de uma reunião envolvendo os vereadores de Votuporanga e o diretor do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), José Eduardo Alves. Participaram também representantes da associação de bairro. Na ocasião, ficou decidido que um radar eletrônico deve ser instalado nas proximidades da Vila Carvalho.
Lombadas
Os moradores pleiteavam lombadas ao longo da rodovia Péricles Belini (SP-461), no trajeto até a Vila Carvalho. Um abaixo-assinado com 400 participantes foi entregue para José Eduardo.
Entretanto, o diretor do Departamento explicou que na legislação, lombadas não são permitidas em locais com tráfego maior de 600 veículos (como é o caso da Vila Carvalho) e em lugar de declive. “Isso é proibido. Não posso me responsabilizar por isso”, destacou.
Radar
O vereador Walter dos Santos sugeriu a instalação de radar, o que para José Eduardo é o indicado. A Câmara Municipal irá elaborar um ofício para entregar em São Paulo para o órgão. Depois de estudos, será decido o local para o equipamento.
Enquanto o aparelho não é instalado, uma das possibilidades é sonorizador. O presidente da associação de bairros, Fernando de Oliveira Cabeça, opinou que não vai resolver o excesso de velocidade porque os motoristas não reduzem ao passar no dispositivo.
Por sua vez, o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, pediu que mais placas de sinalização fossem colocadas durante a via, o que foi acatado pelo diretor do DER.
Os moradores solicitaram também operação de tapa-buracos na entrada da Vila Carvalho, fato que vai ocorrer, de acordo com o Departamento.
Dispositivos
José Eduardo explicou que haverá melhorias na rodovia, principalmente nos trechos de Nhandeara e Cardoso. “O contrato já foi licitado e o projeto está sendo feito. No ano que vem, mais precisamente no primeiro semestre, deve ser aberta a concorrência e a obra sai em 2016. Ao todo serão quatro dispositivos”, disse.
Ele apontou as localizações. “Um dispositivo será nas proximidades do futuro recinto de exposições, outro na entrada de Parisi, um na saída do posto Trevão e outro que dá acesso a Fazenda Experimental. Iremos gastar em torno de R$3 milhões com cada um”, contou.