Medida começa a valer dia 27 de agosto e atinge os 228 municípios atendidos pela Elektro em São Paulo e Mato Grosso do Sul
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A partir do dia 27, a conta de luz do votuporanguense vai ficar mais cara, o reajuste foi definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e divulgado ontem. Os mais de 2,4 milhões de consumidores residenciais atendidos pela Elektro sentirão aumento de 35,7% no serviço. No agrupado para consumidores de baixa tensão, o acréscimo será 35,9%. A medida afetará 223 municípios localizados no Estado de São Paulo e cinco em Mato Grosso do Sul.
No ano passado, o reajuste foi de 8,62% para as residências e de 8,27% para as indústrias.
As tarifas serão alteradas a partir do dia 27, mas os clientes começarão a receber as contas com esses novos valores no período de 45 dias, em outubro.
De acordo com a Elektro, a medida é um repasse anual à conta de luz dos gastos com a compra de energia elétrica, que neste período foi mais cara pela falta de chuvas. “Com a estiagem histórica que estamos vivendo, a energia consumida por nossos clientes teve que ser proveniente de usinas termelétricas, que têm preços maiores e provocou o aumento nas tarifas de energia”, explicou em nota para o jornal A Cidade.
Além de Votuporanga, na região serão atingidos municípios como Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Fernandópolis, Valentim Gentil, Meridiano, Parisi e muitos outros. A lista completa pode ser conferida em: www.elektro.com.br/sobre-a-elektro/cidades-atendidas .
Para os consumidores de alta tensão, o aumento será de 40,7%. Com isso, o efeito médio do reajuste ficará em 37,78%.