Questionada pelo vereador André Figueiredo na audiência pública realizada ontem, na Câmara Municipal, sobre a qualidade e atraso da entrega dos uniformes escolares em 2014, a secretária de Educação, Silvia Rodolfo, disse que a empresa vencedora da licitação para fornecimento do material foi notificada, multada e não poderá contratar com a Prefeitura por um prazo de dois anos. Nova concorrência começa na próxima semana.
Silvia explicou que os uniformes são licitados no final do ano, quando os pais colocam na matrícula as numerações de seus filhos. “Os alunos do primeiro ano não estão na escola neste período, por isso eles não recebem as roupas na primeira remessa. É feito no início do ano o processo licitatório, que é demorado. Depois de tudo certo, a empresa tem 30 dias para entregar os uniformes”.
Com os atrasos e reclamações que ocorreram em 2014, a Prefeitura precisou notificar e punir a empresa que deveria entregar as roupas. “Só agora, depois de todo este processo é que poderemos fazer nova licitação para a compra daquilo que não conseguimos receber. Daqui 30 ou 60 dias é que teremos o processo finalizado. Com as mochilas não tivemos problemas, as rasgadas foram repostas”.
Com o processo de matrícula antecipada dos estudantes, Silvia disse que está em análise a possibilidade de adquirir os uniformes antes do início do ano que vem.
A secretária contou que no ano passado, a mesma empresa ganhou a licitação e entregou tudo no final de março. “Desta vez, eles resolveram terceirizar e não deu certo”, explicou.
O vereador André também questionou sobre o planejamento para que reformas e outras ações não prejudiquem os alunos, já que as unidades precisaram abrigar aparelhos de ar-condicionado recentemente. “Nosso cronograma depende de licitações. Como compramos ar-condicionado para salas de aulas e eles chegaram somente agora, precisaram ficar nas escolas. Não temos local nem profissional para levar às unidades para a instalação depois. Pedimos ao diretor que arrume um espaço que não prejudique os alunos”.
Sobre a qualidade da internet nas escolas, ela disse que está funcionando, mas, com a instalação de lousas digitais, será preciso aumentar a velocidade e também adquirir novos computadores.
A secretária destacou ainda as atividades realizadas no segundo trimestre, como formação continuada de educadores; culto à Bandeira às sextas-feiras, em parceria com o Tiro de Guerra e comemorações cívicas de 21 de abril e 1° de maio; Seminários regional e da UNDIME; e festivais de dança nas escolas. (L.S.)