Mundo digital, jovens digitais e uma vida digital. Estas foram as principais abordagens no primeiro “Papo Cabeça” do Fliv – Festival Literário de Votuporanga, realizado na manhã desta segunda-feira, dia 4 de agosto.
A série, realizada pelo Senac de Votuporanga, tem como principal objetivo, segundo a gerente Eliane Godói, “estimular os jovens a lerem e escreverem, usando uma linguagem que é comum e acessível a eles, a web”.
Para tanto, o professor Geraldo Peçanha de Almeida, responsável pela série, propôs uma atividade interativa para os mais de 200 jovens estudantes – em sua maioria do ensino médio - que ocupavam a Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”. O professor criou um ambiente dinâmico, usando o aplicativo “WhatsApp” e fez exercícios de percepção sobre as diferenças entres os conceitos “navegar” e “naufragar na internet”. A interação foi totalmente virtual, via aplicativo.
O sucesso da atividade pode ser medido nas mais de 200 mensagens que o professor recebeu ao longo dos 90 minutos de duração do encontro.
Filtro - Para o professor, o cuidado na hora de filtrar as informações é essencial. “Se naufragarmos na web, nunca vamos conseguir conteúdos válidos e está aí a importância de usar a tecnologia com responsabilidade e a seu favor. Devemos navegá-la e filtrar as informações corretas”, disse.
Por meio desta atividade do Fliv, Peçanha quis mostrar que, mesmo em um momento de descontração, é possível pesquisar conteúdos informativos. Ele finalizou, afirmando ainda que “o professor pode e deve trazer a tecnologia para a sala de aula”. Vale ressaltar que Geraldo Peçanha é escritor de literatura infantil e de livros pedagógicos, com mais de 40 obras publicadas.
A série “Papo Cabeça” do Fliv ocorre novamente, hoje, às 14h, na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”.
“PAPO CABEÇA”
Com Geraldo Peçanha de Almeida
Dia 5 de Agosto, terça-feira, 10h e 14h
Concha Acústica “Profº Geraldo Alves Machado”
Tema: RELAXA PAI, TÁ TUDO SOB O CONTROLE
Mundo digital, jovens digitais e uma vida digital. As relações dos adolescentes com a tecnologia e com a era digital. Novas formas de se relacionar com o mundo, com o amor, com a vida e com a família. Jovens que vivem sob o comando de teclas, mouses, controles remotos e teclas e que tem para com a leitura e a escrita uma nova forma de se perceber.
Classificação: a partir de 11 anos
Realização Senac Votuporanga
4º FESTIVAL LITERÁRIO DE VOTUPORANGA
De 1º a 10 de agosto
www.flivotuporanga.com.br