Paulo contou que o processo de criação de roteiros é muito diferente da criação literária
O escritor, poeta e roteirista Paulo Lins, patrono da quarta edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga, reuniu no Espaço Cine Fliv, dia 8 de agosto, um público interessado na construção de roteiros para televisão e cinema, em mais um dia de debates da série “Bate-Papo com Escritores”.O encontro foi mediado pelo curador literário do Fliv 2014, o poeta e jornalista Heitor Ferraz Mello, que conduziu a mesa em torno do tema “Construção do roteiro: Cinema e televisão”.
Ferraz Mello discorreu sobre os trabalhos que o escritor carioca produziu como roteirista no filme “Quase dois irmãos”, de Lúcia Murat e nas minisséries “Subúrbia” e “Cidade dos Homens”, da Rede Globo. Também foram abordadas as produções de videoclipes de bandas como “O Rappa”, com a música “Minha Alma” e “Furto”, com a música “Não se preocupe comigo”, que tiveram Paulo Lins à frente.
Paulo contou que o processo de criação de roteiros é muito diferente da criação literária, já que é preciso pensar em mais detalhes técnicos para se adaptar uma obra. “Com a literatura é mais livre, posso fazer um livro de quantas páginas quiser, já o cinema ou televisão, tudo precisa estar esquematizado e pensado antes”, contou.