A Saev Ambiental iniciou na última segunda-feira, na zona norte da cidade, o controle de pragas na rede de esgoto de Votuporanga e do distrito de Simonsen (desratização e desinsetização). O controle preventivo das pragas é feito por meio da aplicação de veneno diretamente nos poços de visita (PV), localizados nas vias públicas e teve início na região Norte da cidade.
O processo é desenvolvido por uma empresa especializada terceirizada e tem como objetivo evitar a infestação de ratos e baratas que são vetores de doenças aos seres humanos. Na ocasião, técnicos da empresa contratada realizam a desinsetização por borrifação e termonebulização e colocam iscas parafinadas em todos os cerca de 4 mil PV instalados nas ruas da cidade e em Simonsen. O trabalho segue até o final deste mês, nos padrões de combate às pragas. Na sexta-feira, dia 8 de agosto, aniversário de Votuporanga, as atividades serão realizadas na área central, entre as ruas Pernambuco, Amazonas e São Paulo, em seguida, as equipes seguirão para a zona sul da cidade.
Ratos e Baratas
As baratas são insetos cosmopolitas que se adaptam em qualquer clima. Algumas das mais de 3,5 mil espécies existentes no mundo participam da rotina do homem, daí a importância sanitária que a Saev Ambiental dá em especial para a Periplaneta americana (barata-americana – uma espécie de barata grande, dotada de asas e geralmente tendo o tamanho entre 2,5 cm a 4 cm) que vive nas tubulações, nas caixas de esgoto, caixas d’água, caixas de gordura, caixas de passagem, ralos etc. Elas produzem substâncias alérgicas e disseminam doenças, pois transportam microrganismos patogênicos oriundos de locais em condições precárias de saneamento. Já quanto aos ratos, às doenças transmitidas por este roedor estão a leptospirose, a Hanta Vírose que são adquiridas através do contato com a urina de ratos contaminados; a Peste Bubônica, Pneumônica e Septicêmica que são adquiridas pelo homem através da pulga do rato; o Tifo Murino, a Febre da mordida de ratos, a Triquinose e a Salmonelose.