Encontros serão mensais até janeiro do próximo ano, quando os alunos viajarão com dois professores para a cidade de Mata Roma (MA)
Os oito alunos da Unifev selecionados para o Projeto Rondon 2015 reuniram-se hoje, dia 25, pela primeira vez. O resultado do processo seletivo, que incluiu dinâmicas em grupo, análise acadêmica e testes psicológicos, foi divulgado na última sexta-feira, dia 22.
Os aprovados são: Denise Nayana Gonçalves do Amaral (Engenharia Civial); Iza Bruna da Conceição Maia (Farmácia); Juliana Cabral Farias (Farmácia); Lucas Ramalho Peres (Direito); Nadya Dayane Martins (Jornalismo); Rauer Ferreira Franco (Enfermagem), Richard dos Santos Rodrigues (Sistemas de Informação) e Tiago Moreno Lopes Roberto (Psicologia).
Durante a reunião, comandada pelo Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp e a Profa. Dra. Terezinha de Oliveira Gonzaga, que acompanharão os alunos em toda a jornada, foram abordadas a importância e os objetivos do Rondon, assim como detalhes da Operação Jenipapo, que acontecerá em janeiro de 2015, na cidade de Mata Roma (MA).
O professor Stipp não escondeu sua emoção ao compartilhar suas experiências com o Projeto. Esta será sua terceira participação. “Tenho muito orgulho de todas as experiências que vivenciei pelo Rondon. Trata-se de uma realidade totalmente diferente da nossa. É emocionante. Será mais uma ótima oportunidade para modificar a vida de muita gente, por meio do conhecimento”, ressaltou.
No caso da professora Terezinha, a participação no Rondon será uma novidade. “É sempre muito animador um local desconhecido, com grandes desafios. Hoje, a cidade de Mata Roma, localizada em um dos estados mais importantes do país, possui alto índice de analfabetismo. Então, espero que nossa equipe possa contribuir para que exista uma mudança dessa realidade”, completou.
Para a aluna Juliana Cabral, 22 anos, participar do Projeto será a realização de um grande sonho, que a acompanha desde o início da graduação. “No primeiro ano do curso já tinha esse desejo, e nós passamos por diversas etapas até o resultado final. Fiquei muito feliz ao saber que teria essa oportunidade na minha vida profissional e pessoal. Não sei como vou conseguir aguentar até o dia da viagem, é muita ansiedade”, brincou.
Daqui para frente, os estudantes deverão se encontrar todos os meses para analisarem e organizarem os trabalhos que serão oferecidos para toda a comunidade de Mata Roma, durante os 15 dias do Projeto.
A contribuição dos universitários em iniciativas como o Rondon visa à busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes do Brasil, a fim de ampliar o bem-estar delas, por meio de trabalhos coletivos propostos pelos jovens estudantes. Esta será a 4ª vez que a Unifev participará do Projeto.